As eleições para a escolha das presidências executivas do diretório do PT (Partido dos Trabalhadores) serão em 6 de julho em todo país, das 09h às 17h. Em Mato Grosso do Sul, o pleito ocorre em 70 cidades. No caso de Campo Grande, o local de votação será na Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada na Rua 13 de Maio, no Centro da Capital.
As eleições internas são o primeiro passo para preparar o partido para o pleito de 2026. No próximo sábado (17), está marcado o lançamento da candidatura do deputado federal Vander Loubet para presidente estadual do PT. O congressista conseguiu apoio de seis correntes políticas de dentro do PT (Resistência Socialista, Construindo um novo Brasil, Democracia e Socialismo, Avante, Movimento PT e Independentes). A deputada estadual Gleice Jane chegou a demonstrar a intenção de concorrer ao cargo, mas acabou desistindo em abril.
O evento no auditório da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) também celebrou a candidatura do ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, ao PED (Processo de Eleição Direta) à presidência nacional do PT, com apoio do presidente Lula. Em Mato Grosso do Sul, Silva conta com o apoio das correntes políticas CNB (Construindo um Novo Brasil) e Resistência Socialista.
Além de Silva, também são candidatos à presidência nacional do PT Rui Falcão, Romênio Pereira, Valter Pomar e Washington Quaquá.
Eleição em Campo Grande
O diretório do PT em Campo Grande terá dois candidatos à presidência, cargo ocupado atualmente por Agamenon do Prado. Entre os candidatos está o deputado estadual Pedro Kemp, que conta com o apoio dos grupos Avante, Resistência Socialista, Construindo um Novo Brasil, Democracia e Socialismo e Movimento PT.
A outra candidata é a atual secretária de organização do partido, Elaine Becker. Ela é apoiada pela ala Articulação de Esquerda.
De acordo com o atual presidente do PT em Campo Grande, Agamenon do Prado, as eleições irão fortalecer o partido. “Para que possamos dialogar com a sociedade sobre os legados do governo do Presidente Lula e fazermos a defesa da democracia”, apontou.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.