Com senadora de MS candidata, Senado fará eleição para novo presidente em 1° de fevereiro
Soraya Thronicke (Podemos-MS) pode ser a única mulher a concorrer à cadeira ocupada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Senado Federal marcou para o dia 1º de fevereiro, sábado, a eleição para escolher o novo presidente e os outros integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura. A senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), pode ser a única mulher a concorrer à cadeira.
Conforme divulgado pela Agência Senado, o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Os mandatos são de dois anos e assume o lugar ocupado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A Mesa do Senado, ou Comissão Diretora, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos. Além do presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, compõem a Mesa dois vice-presidentes e quatro secretários, que exercem atribuições previstas na Constituição e no Regimento Interno da Casa. Além disso, a Mesa tem quatro suplentes.
No dia 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. A sessão solene que abre o ano legislativo é feita com a participação de representantes dos Três Poderes.
Além das mensagens dos presidentes da Câmara e do Senado, também serão lidas uma mensagem do Executivo (pelo presidente da República ou por um representante) e uma do presidente do Supremo Tribunal Federal, representando o Judiciário.
Na abertura do ano legislativo, os presidentes dos Poderes discutem as expectativas para o ano de trabalho no Congresso, os temas prioritários para o país e também a relação entre Legislativo, Executivo e Judiciário.
Única mulher candidata à presidência do Senado
Em novembro de 2024, a assessoria da senadora de MS, Soraya Thronicke (Podemos), confirmou que a congressista segue na disputa pela presidência do Senado.
Soraya pode ser a única mulher a disputar a cadeira, pois o PSD não apoiou a candidatura da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) ao cargo na Mesa Diretora do Senado.
A assessoria de comunicação de Soraya confirmou que a senadora segue na disputa pela presidência do Senado. Assim, destacou que a presidente nacional do partido, Renata Abreu, apoia o nome da senadora sul-mato-grossense ao cargo.
Contudo, lembrou que alguns senadores do Podemos apoiarão outro candidato à presidência: Davi Alcolumbre (União-AP).
Notícias mais lidas agora
- Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
- Ex-diretor da Ceasa é condenado por desvios de R$ 451 mil em cobrança ilegal a produtores
- Amigos fazem vaquinha para que mãe de MC LaBrysa viaje a Cuiabá, onde jovem foi encontrada morta
Últimas Notícias
Coren-MS interdita atividades de enfermagem em Itaquiraí e Eldorado por falta de profissionais
O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) interditou, nos municípios de Itaquiraí e Eldorado, as atividades de enfermagem por falta de profissionais da área. A medida, respaldada pelas decisões 071/2024 e 072/2024, foi adotada em virtude da insuficiência de profissionais de enfermagem, o que comprometia a qualidade e segurança do atendimento…
Mala de ovos de Gracyanne Barbosa é barrada na Globo: ‘não posso ir pra xepa’
Musa fitness ficou desolada ao ser “impedida” de levar ovos e já demonstra preocupação com a dieta antes do BBB 25 começar
Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
Rapaz estava na UTI do Hospital da Vida em Dourados, mas não resistiu aos ferimentos
Homem morre na Santa Casa após sofrer acidente com máquina agrícola em MS
O acidente ocorreu na tarde dessa quinta-feira (9)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.