Com senadora de MS candidata, Senado fará eleição para novo presidente em 1° de fevereiro

Soraya Thronicke (Podemos-MS) pode ser a única mulher a concorrer à cadeira ocupada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Senado Federal define novo presidente no dia 1º de fevereiro | (Agência Senado)

O Senado Federal marcou para o dia 1º de fevereiro, sábado, a eleição para escolher o novo presidente e os outros integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura. A senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), pode ser a única mulher a concorrer à cadeira.

Conforme divulgado pela Agência Senado, o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Os mandatos são de dois anos e assume o lugar ocupado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A Mesa do Senado, ou Comissão Diretora, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos. Além do presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, compõem a Mesa dois vice-presidentes e quatro secretários, que exercem atribuições previstas na Constituição e no Regimento Interno da Casa. Além disso, a Mesa tem quatro suplentes.

No dia 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. A sessão solene que abre o ano legislativo é feita com a participação de representantes dos Três Poderes.

Além das mensagens dos presidentes da Câmara e do Senado, também serão lidas uma mensagem do Executivo (pelo presidente da República ou por um representante) e uma do presidente do Supremo Tribunal Federal, representando o Judiciário.

Na abertura do ano legislativo, os presidentes dos Poderes discutem as expectativas para o ano de trabalho no Congresso, os temas prioritários para o país e também a relação entre Legislativo, Executivo e Judiciário. 

Única mulher candidata à presidência do Senado

Em novembro de 2024, a assessoria da senadora de MS, Soraya Thronicke (Podemos), confirmou que a congressista segue na disputa pela presidência do Senado.

Soraya pode ser a única mulher a disputar a cadeira, pois o PSD não apoiou a candidatura da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) ao cargo na Mesa Diretora do Senado.

A assessoria de comunicação de Soraya confirmou que a senadora segue na disputa pela presidência do Senado. Assim, destacou que a presidente nacional do partido, Renata Abreu, apoia o nome da senadora sul-mato-grossense ao cargo.

Contudo, lembrou que alguns senadores do Podemos apoiarão outro candidato à presidência: Davi Alcolumbre (União-AP).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

senadora ministério