A situação financeira da Santa Casa voltou à Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (3), após requerimento do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD). O parlamentar quer acesso à tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) paga ao hospital de referência da Capital.
Pedrossian encaminhou pedido para o secretário de Saúde, Maurício Simões, para ele esclarecer o pagamento dos serviços contratualizados com os hospitais, incluindo uma simulação de remuneração. Assim, o pedido surge após reunião do titular com os deputados para discutir o financiamento para hospitais do interior de MS.
O parlamentar busca apurar as possibilidades de atualizar a remuneração dos serviços contratados com os hospitais de Campo Grande, incluindo a média e alta complexidade. Entretanto, ele quer a fixação do valor de três Tabelas-SUS para os procedimentos gerais e de quatro Tabelas-SUS para os ortopédicos.
“Se vale remunerar o interior com 3 ou 4 Tabelas-SUS, dependendo do procedimento, também podemos extrapolar esse orçamento e colocar para Campo Grande”, explica o parlamentar. Inclusive, o modelo poderia acabar estendido às demais entidades hospitalares de MS.
Situação da Santa Casa
Conforme Pedrossian, a Santa Casa recebe, atualmente, cerca de 2,6 Tabelas-SUS. Assim, o aumento para 4 tabelas resolveria de 70% a 80% do déficit do hospital, que hoje já ultrapassa os R$ 13 milhões.
“Se o governo acha justo remunerar os hospitais de pequeno porte do interior, logicamente, achará justo remunerar esse mesmíssimo procedimento feito pela Santa Casa”, afirma.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***