Pular para o conteúdo
Política

Com quase 14 mil acessos em MS, até prefeitos ‘recorrem’ a Elon Musk para ficar conectados

Tecnologia da Starlink tem muitos usuários nas áreas rurais
Fábio Oruê -
starlink
Equipamento instalado em carro da prefeitura de Miranda (Divulgação)

Com a invasão da Starlink, empresa de internet do bilionário Elon Musk, no Brasil, prefeitos de têm recorrido à empresa internacional de tecnologia para ficarem cada vez mais conectados durante as viagens pelo Estado. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), são quase 14 mil acessos a partir de solo sul-mato-grossense.

Em breve, cerca de 7,5 mil satélites da Starlink devem entrar em órbita no Brasil, juntando-se aos 4,4 mil equipamentos que já estão em operação no céu. de Miranda, Fábio Florença () deu o pontapé inicial na instalação da internet da Starlink no veículo usado pelo gabinete.

“Toda semana viajando para e dentro do município, nas estradas que vão para a aldeia e zona rural. A viagem que vai para Campo Grande tem trecho que não pega internet”, justifica o Chefe do Executivo municipal.

Os gestores justificam que não podem ficar tanto tempo ‘em off’, por conta das demandas das prefeituras. “Quando eu vou para zona rural – conforme o lugar; conforme a fazenda – a gente fica sem contato durante o dia todo”, diz a prefeita de , Gerolina Alves (PSDB), que também aderiu ao modem móvel da Starlink.

“Nós temos que preencher um sistema, no Tribunal de Contas – o e-Sfinge – em tempo real. Tem muitas informações com os documentos que têm que ser inseridos durante o dia e aí precisa também do meu aceite para poder encaminhar”, explica a prefeita ao Jornal Midiamax.

Prestação de contas

Conforme o agente de contratação de Miranda, João Wundervald, o contrato foi feito com dispensa de licitação por conta da celeridade exigida no processo e pelo valor da contratação, que totalizou R$ 18,3 mil. O sistema já está implantado e funcionando. “Já agilizou muito”‘, garante Florença.

Já Gerolina ainda não está com o serviço disponível, pois o processo está em fase de finalização. No caso de Água Clara, o valor total será de R$ 19,2 mil anualmente pagos à empresa de Elon Musk.

Importante esclarecer que a contratação não é feita diretamente com a Starlink e sim com empresa especializada que utiliza a tecnologia para prestar o serviço de internet rápida e de ampla cobertura.

Conforme dados da Anatel, a Starlink tem 13.875 acessos em Mato Grosso do Sul – dados de fevereiro de 2025. A participação no mercado local é de 2,1%. Desse total, Campo Grande lidera com 1.413 acessos, Corumbá fica em segundo com 1.003 e Ribas do Rio Pardo (609) em terceiro. Das cidades citadas, Miranda tem 206 acessos e Água Clara, 196.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BBB 25: Vinícius ou Renata? Enquete entrega quem sai no 16º Paredão

Galões de agrotóxico são encontrados com mordidas de Pitbull abandonado no Monte Castelo

Morre Bolinho, pioneiro do hip-hop em Mato Grosso do Sul

Raios

Tempestade de raios deixa 69 pessoas mortas no Nepal e Índia

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

Jorge e Matheus reúnem 30 mil pessoas e fãs fervorosos cantando sucessos na Expogrande 2025

Vini Jr. tem ‘queda incompreensível’ de rendimento após Bola de Ouro, afirma jornal espanhol

Últimas Notícias

Cotidiano

Morre professor Jânio, liderança do bairro Maria Aparecida Pedrossian

Querido pela comunidade, Jânio era conhecido por sua atuação comunitária

Polícia

Homem tem cabeça esmagada por carreta no Noroeste

Um homem, ainda não identificado, teve a cabeça esmagada por um caminhão bitrem em Campo Grande, na madrugada deste sábado (12). O caso ocorreu por volta das 02h da madrugada, em um posto de gasolina na BR-262, no bairro Noroeste.  De acordo com informações apuradas pelo Midiamax, o homem estaria em situação de rua. Ele … Continued

Mundo

Aeroportos internacionais fecham em Pequim após ventanias e tempestades de areia

Ao menos 300 arvores foram derrubadas durante ventania e 19 carros danificados

Polícia

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

Juiz alegou que carro pode servir para futura indenização a família da corredora