Com a invasão da Starlink, empresa de internet do bilionário Elon Musk, no Brasil, prefeitos de Mato Grosso do Sul têm recorrido à empresa internacional de tecnologia para ficarem cada vez mais conectados durante as viagens pelo Estado. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), são quase 14 mil acessos a partir de solo sul-mato-grossense.
Em breve, cerca de 7,5 mil satélites da Starlink devem entrar em órbita no Brasil, juntando-se aos 4,4 mil equipamentos que já estão em operação no céu. Prefeito de Miranda, Fábio Florença (PSDB) deu o pontapé inicial na instalação da internet da Starlink no veículo usado pelo gabinete.
“Toda semana viajando para Campo Grande e dentro do município, nas estradas que vão para a aldeia e zona rural. A viagem que vai para Campo Grande tem trecho que não pega internet”, justifica o Chefe do Executivo municipal.
Os gestores justificam que não podem ficar tanto tempo ‘em off’, por conta das demandas das prefeituras. “Quando eu vou para zona rural – conforme o lugar; conforme a fazenda – a gente fica sem contato durante o dia todo”, diz a prefeita de Água Clara, Gerolina Alves (PSDB), que também aderiu ao modem móvel da Starlink.
“Nós temos que preencher um sistema, no Tribunal de Contas – o e-Sfinge – em tempo real. Tem muitas informações com os documentos que têm que ser inseridos durante o dia e aí precisa também do meu aceite para poder encaminhar”, explica a prefeita ao Jornal Midiamax.
Prestação de contas
Conforme o agente de contratação de Miranda, João Wundervald, o contrato foi feito com dispensa de licitação por conta da celeridade exigida no processo e pelo valor da contratação, que totalizou R$ 18,3 mil. O sistema já está implantado e funcionando. “Já agilizou muito”‘, garante Florença.
Já Gerolina ainda não está com o serviço disponível, pois o processo está em fase de finalização. No caso de Água Clara, o valor total será de R$ 19,2 mil anualmente pagos à empresa de Elon Musk.
Importante esclarecer que a contratação não é feita diretamente com a Starlink e sim com empresa especializada que utiliza a tecnologia para prestar o serviço de internet rápida e de ampla cobertura.
Starlink em MS
Conforme dados da Anatel, a Starlink tem 13.875 acessos em Mato Grosso do Sul – dados de fevereiro de 2025. A participação no mercado local é de 2,1%. Desse total, Campo Grande lidera com 1.413 acessos, Corumbá fica em segundo com 1.003 e Ribas do Rio Pardo (609) em terceiro. Das cidades citadas, Miranda tem 206 acessos e Água Clara, 196.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.