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Política

Com CCR concorrendo pela BR-163, Coronel David admite pessimismo: ‘vai continuar mentindo’

Falta do cumprimento do prazo para duplicação da BR-163 foi um dos estopins para novo leilão de concessão
Fábio Oruê, Dândara Genelhú -
br-163
Deputado diz que CCR MSVia não cumpriu contrato (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax e Divulgação, Alems)

Mesmo com problemas durante a gestão da , a CCR MSVia está na disputa pela rodovia em que acontece na próxima quinta-feira (22). Diante da situação, o Deputado Estadual Coronel Davi (PL) assumiu postura mais pessimista.

Quando questionado pelo Jornal Midiamax sobre o leilão, o parlamentar diz estar cético em relação a melhorias. “[…] CCR deve ser a vencedora. Já ouviu falar daquela frase: ‘quem mente uma vez vai continuar mentindo’?”, argumenta.

Para o leilão, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) fez mudanças e, agora, prevê a redução nos trechos que originalmente estavam na lista de duplicação. De 806,3 km no contrato original, agora serão 203 km nos novos termos, indo na contramão dos pedidos dos usuários.

David cita que a empresa não cumpriu “quase nada” na concessão anterior. “Entendo que não vai continuar cumprindo. Infelizmente; porque muitas vidas serão perdidas se não houver a duplicação e uma melhora acentuada na conservação da rodovia”, opina à reportagem.

Reportagem do Jornal Midiamax também mostrou que dos 845,9 quilômetros de extensão da BR-163 em MS, 15 trechos concentram mais de 90 acidentes por quilômetro. Nos últimos 11 anos, os maiores registros de ocorrências por km aconteceram em áreas urbanas.

BR-163 em Campo Grande

Dos 15 trechos com mais registros de acidentes da rodovia, 10 são em . Os quilômetros mostram grande incidência de ocorrências na BR-163 quando há fluxo urbano.

Isso porque a rodovia cerca o município, sendo usada como alternativa para o trânsito urbano. Ademais, segue com os veículos pesados que usam a rota intermunicipal.

Ao contrário de , que possui um dos rodoanéis mais conhecidos – o Rodoanel Mário Covas – Campo Grande não possui solução para o fluxo misto (de rodovia e urbano).

O rodoanel citado contorna a região metropolitana de São Paulo, interligando as rodovias Dutra, Régis Bittencourt e Anhanguera. E o principal: possibilita aos condutores urbanos alternativas como vias expressas.

Leilão

Após todo o imbróglio e pressão por avanços na BR-163, houve manifestação para relicitação da concessão. Os questionamentos e solicitações chegaram ao TCU (Tribunal de Contas da União). Em novembro de 2024, a maioria dos ministros votou pela repactuação do contrato de concessão, mas, meses depois, em 30 de janeiro de 2025, a ANTT lançou o edital de leilão da BR-163 em MS.

Assim, a solução promete o avanço das obras sem a necessidade de um processo de relicitação — tentativa de driblar o atraso das melhorias aguardadas para a rodovia. A repactuação aponta mudanças nas obrigações de investimentos. Entre elas, a redução dos trechos para duplicação.

Ou seja, os condutores terão menos de 50% da rodovia duplicada. Ainda que 203 quilômetros sejam duplicados, junto aos 150 quilômetros que contêm a duplicação, apenas 41% da estrada terá este tipo de melhoria – que promove segurança aos condutores.

Por fim, a CCR MSVia confirmou ao Jornal Midiamax a participação no leilão. “A participação da Concessionária no leilão se dará na forma do Edital de Processo Competitivo nº 1/2025. A CCR MSVia reafirma o cumprimento integral de suas obrigações contratuais e sua dedicação à operação e manutenção da rodovia, com foco na segurança e na qualidade dos serviços aos clientes”.

br 163 duplicações rodovia quilômetro
Concessão da BR-163 em MS passará por leilão (Madu Livramento, Midiamax)

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