Pular para o conteúdo
Política

Com assinatura de parlamentares de MS, CPMI do INSS atinge número para instauração

De Mato Grosso do Sul, oito congressistas assinaram o pedido de abertura da comissão de investigação
Mariane Chianezi -
inss
Bancada federal de Mato Grosso do Sul. (Montagem Midiamax, Nathália Alcantara, Reprodução Casas de Leis, Agência Brasil)

Foi protocolado esta semana o pedido para a instalação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) destinada a investigar descontos ilegais nas folhas de benefício de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A investigação foi solicitada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e conta com o apoio de parlamentares de Mato Grosso do Sul.

O pedido tem as assinaturas de 36 senadores e de 223 deputados, mais que o mínimo exigido para requerer esse tipo de comissão, que é de 27 senadores e 171 deputados, um terço da composição de cada Casa legislativa. A criação da comissão depende da leitura do pedido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), durante sessão conjunta do Congresso. 

No pedido de criação da comissão, as parlamentares lembram que as investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União apontaram, em abril, a existência de um esquema bilionário de cobrança de mensalidades irregulares descontadas dos benefícios de aposentados e de pensionistas sem autorização. Já foram identificados mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram parcelas de seus salários enviados para associações sindicais.

Confira quais são os parlamentares de MS que assinam o pedido de criação da CPMI:

  • Tereza Cristina (União Progressista)
  • Soraya Thronicke (Podemos)
  • (PSD)
  • Rodolfo Nogueira (PL)
  • Luiz Ovando (União Progressista)
  • Marcos Pollon (PL)
  • Beto Pereira (PSDB)
  • (PSDB)

Tereza Cristina pede apuração

“Desde o primeiro momento exigi que o Legislativo apurasse o roubo contra os aposentados e pensionistas do INSS”, lembrou a senadora Tereza. “Gente humilde e honesta, muitos trabalhadores rurais, que sequer sabiam que eram vítimas de quadrilhas que agiam nos sindicatos e nos gabinetes do poder”, destacou.

A senadora relatou que assinou o pedido de CPI Mista e falou diretamente com os colegas e com o presidente Davi sobre a importância de se instalar logo essa investigação. Já foram identificados mais de 9 milhões de beneficiários do INSS que tiveram descontos em seu salário.

“A cada dia aumentam as denúncias de descontos ilegais bilionários na folha do INSS, que tem o maior orçamento público. A Polícia Federal já tem provas de crime de até contra servidores que ocupavam altos cargos na Previdência”, lembrou.

Segundo ela, o governo Lula 3, que deveria estar totalmente focado em devolver o dinheiro e em prender os corruptos, não dá satisfações ao povo. “O presidente nem no está numa hora dessas”, criticou.
Ainda de acordo com a líder do PP, boa parte dos parlamentares tem convicção de que esse escândalo tem de ser investigado imediatamente, para garantir punição aos golpistas e justiça aos que foram roubados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Carreta que transportava minério fica destruída após pegar fogo em MS

Produção de grãos deve alcançar recorde em 2025, aponta Conab

youtuber constroi casa campo grande

‘Precisamos de pedreiro’: influencer volta dos EUA e demole casa de seguidora para construir outra

Cocaína escondida em carga de soja e avaliada em R$ 18 milhões é apreendida em Dourados

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Copa Pantanal de Voleibol começa nesta quinta-feira em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Mulher que pichou estátua da Justiça com batom recorre de condenação no STF

Débora Rodrigues está em prisão domiciliar desde março

Famosos

Ao vivo, Eliana emociona ao falar sobre perda do bebê de Tati Machado: ‘Difícil’

Eliana começou o Saia Justa com uma mensagem emocionante sobre Tati Machado, que perdeu o bebê que esperava no oitavo mês de gestação

Transparência

Licitação de R$ 2 milhões para serviços de manejo de árvores é homologada em Dourados

A Prefeitura de Dourados oficializou, por meio de termo publicado nesta quinta-feira (15), a adjudicação e homologação do Pregão Eletrônico n.º 001/2025, que trata da contratação de empresas para execução de serviços especializados em meio ambiente e tratamento de árvores históricas da cidade. Conforme o documento, foram vencedoras a Progaia Engenharia e Meio Ambiente Ltda., … Continued

Polícia

Idoso desaparecido é encontrado a 9 km do local onde foi visto pela última vez

Helio Pereira havia desparecido na última terça-feira (13)