O PL (Projeto de Lei) da Anistia obteve as assinaturas necessárias para que a proposta possa tramitar em regime de urgência na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo líder do PL (Partido Liberal) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
Em vídeo publicado na noite de quinta-feira (10), o deputado afirma que a PL teve mais de 257 assinaturas coletadas para apresentar um requerimento de urgência para a tramitação acelerada. Cabe ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) pautar a PL para a apreciação dos deputados.
“Às 22h22 com a assinatura do deputado Paulo Azi, do União Brasil da Bahia, nós chegamos as 257 assinaturas para o requerimento de urgência da anistia”, comemorou o parlamentar. Agora, a oposição deve pressionar Motta a pautar a apreciação em regime de urgência.
CHEGAMOS! Aliás… ULTRAPASSAMOS com folga as 257 assinaturas necessárias para pautar a Anistia!
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) April 11, 2025
Vitória da justiça. Vitória da humanidade. Vitória do povo brasileiro!
Agora é rumo ao plenário.
Agora é #AnistiaJá!
Seguimos firmes, com fé em Deus e ao lado dos inocentes.
— Dep.… pic.twitter.com/k8zpeXjmb8
Conforme o Portal Terra, dos oito deputados federais por Mato Grosso do Sul, metade assinou o pedido. São eles: Beto Pereira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL).
O Partido Liberal é o partido com o maior número de apoiadores, com 89 assinaturas. União Brasil surge na sequência, com 39 apoios, PP, com 34, e Republicanos, com 26. Depois, o PSD e MDB com 23 e 21 assinaturas, respectivamente.
Anistia
Caso Motta ceda à pressão, a passagem da proposta da Anistia dentro da Câmara será abreviada e entrará na lista de prioridades. O PL quer beneficiar quem participou dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.
O ponto principal do PL é conceder o perdão para as pessoas que praticaram crimes políticos ou eleitorais. Na prática, o texto não beneficia Bolsonaro, que está inelegível até 2030, mas a intenção é que o perdão se estenda ao ex-presidente.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.