Pular para o conteúdo
Política

CCJ do Senado aprova PL que reforça proteção para mulher ameaçada por agressor condenado

Autoria do projeto é da senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (PODE)
Thalya Godoy -
Senadora Soraya Thronicke. Imagem ilustrativa. (Senado Notícias)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei nº 2083/2022 que visa proibir que agressores condenados ou presos provisoriamente continuem a ameaçar, ou violentar suas vítimas. A autoria do PL é da senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (PODE), enquanto a relatoria é do senador Eduardo Braga (MDB-AM). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A proposta que amplia a rede de proteção às vítimas deve seguir para a análise da Câmara dos Deputados. O PL se tornará caso seja aprovado no plenário. 

O projeto apelidado de “Lei Bárbara Penna” proíbe que condenados por se aproximem da casa ou do local de trabalho da vítima e de seus familiares e classifica como crime de tortura as ameaças e agressões no contexto domiciliar.

Lei Bárbara Penna

A proposição foi inspirada em Bárbara Penna, que sofreu tentativa de , em 2013, em (RS). O ex-companheiro incendiou o corpo da vítima e a arremessou do terceiro andar do prédio onde morava. Ela ainda teve que lidar com o luto de perder os dois filhos assassinados pelo autor, que foi condenado a 28 anos de prisão. Contudo, ela continuou a receber ameaças dele de dentro do presídio mesmo após a condenação. 

“O agressor de Bárbara já está progredindo de regime. Isso é uma tortura diária para ela. Dias atrás, me pediu ajuda para conseguir um emprego fora do , porque não tem paz com seu algoz solto. Precisamos garantir que mulheres como Bárbara tenham o direito básico de viver sem medo”, reforçou.

Soraya também apresentou um projeto de resolução do Senado para dar prioridade à tramitação de propostas que tratam da violência contra a mulher. “Esses projetos não podem esperar. Cada dia de atraso pode custar vidas”, concluiu.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
moraes

Moraes: não se permitirá tentativa de submeter funcionamento do STF ao crivo de outro Estado

CEO flagrado com amante em show de Coldplay quebra silêncio: ‘Erro’

bolsonaro moraes

‘Coação, obstrução e atentado à soberania nacional’: Moraes justifica medidas contra Bolsonaro

Caminhoneiro de MS desaparece e carreta é roubada em São Paulo

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Influencer de ciclismo ‘radical’ morre após queda de bicicleta de cerca de 200 metros

Últimas Notícias

Brasil

Confira na íntegra carta que Trump enviou para Bolsonaro antes de operação da PF

Bolsonaro foi alvo da PF na manhã desta sexta-feira para cumprimento de medidas cautelares

Política

Deputado manda recado à Alexandre de Moraes após ação da PF contra Bolsonaro

Rodolfo Nogueira acusa o magistrado de estar afrontando o presidente americano Donald Trump

Trânsito

Identificada vítima de acidente de motocicleta em Chapadão do Sul

Mulher era filha de advogado e empresário de São Paulo

Polícia

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente em que mãe e irmãos morreram dá os primeiros passos

Foi marcada para setembro a audiência em que o mecânico será ouvido