Categoria aponta déficit e deputado pede 30 vagas de perito papiloscopista em concurso da PCMS

Levantamento feito por sindicato aponta déficit e sobrecarga dos servidores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputado estadual Caravina (PSDB) apresentou demanda da categoria. Imagem ilustrativa. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) apresentou uma indicação, na sessão desta quinta-feira (6), para que o Governo de Mato Grosso do Sul acrescente 30 vagas para o cargo de perito papiloscopista no concurso público da Polícia Civil, que foi autorizado em janeiro. O certame – que ainda não teve o edital publicado – prevê 300 vagas para investigador de Polícia Judiciária e 100 para escrivão.

Conforme o parlamentar, este foi um pedido da categoria e levou em consideração um levantamento feito pelo Simpap (Sindicato dos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul). Os profissionais estariam sobrecarregados para suprir a demanda

“Número bastante reduzido por causa de aposentadorias e mudanças de locais de trabalho”, explicou Caravina sobre o déficit. 

Concurso da Polícia Civil

Para as vagas já confirmadas no concurso, a legislação estadual prevê uma remuneração R$ 5,2 mil para os cargos. Entretanto, ao final da carreira, os salários podem chegar a R$ 12,6 mil por jornada de trabalho de 40 horas. A escolaridade pedida é de nível superior, mas o certame pode incluir também o curso técnico.

Os aprovados no futuro certame irão compor o quadro da Sejusp. Vale lembrar que, o último concurso público estadual da categoria finalizou em 2021.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados