Carlão destaca união da Câmara com Adriane Lopes ao se despedir da presidência da Casa

Carlão destacou que ‘Câmara não é puxadinho da Prefeitura’, mas que busca harmonia entre os poderes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Nathalia Alcântara, Midiamax)

O vereador Carlão (PSB) se despediu nesta quarta-feira (1º) da presidência da Câmara Municipal de Campo Grande durante a posse da 12ª legislatura, que aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Carlão deve ser sucedido pelo vereador Papy (PSDB), mas segue na composição da Mesa Diretora como 1º secretário. No seu discurso, declarou que a Casa ‘não é um puxadinho’ da Prefeitura ao destacar a independência dos poderes, mas afirmou que haverá união dos vereadores para uma administração harmônica da prefeita empossada Adriane Lopes (PP).

“Adriane ganhou de nós no primeiro turno e nós ganhamos da Rose no segundo. Uma votação difícil, que deixou a cidade praticamente dividida. Mas temos que nos unir pela inclusão social, melhorar a cidade e garantir uma boa administração para todos”.

O vereador garantiu nunca ter levado ‘projeto debaixo do braço’ para negociar votações ou favores na Prefeitura. “Marquinhos está aqui, Adriane também pode falar. Isso eu nunca fiz”, contou.

Com previsão de Câmara Municipal ter chapa única concorrendo em nova Mesa Diretora, o vereador reeleito Papy (PSDB) confirmou a composição. Dentre os integrantes, o vereador confirmou André Salineiro (PL) como 1º vice-presidente e Carlão (PSB) como 1° secretário.

Durante a cerimônia de posse, Papy confirmou que o PP não irá compor a mesa e que, após oito anos, uma mulher volta a ocupar cargo na Mesa Diretora. Confira a composição:

  • Presidência: Papy (PSDB)
  • 1º Vice-presidente: André Salineiro (PL)
  • 2º Vice-presidente: Dr. Lívio Leite (União)
  • 3 ° Vice-presidente: Pastor Neto Santos (Republicanos)
  • 1° Secretário: Carlão (PSB)
  • 2ª Secretária: Luiza Ribeiro (PT)
  • 3° Secretário: Ronilço Gueirreiro (Podemos)

Questionado se apoiaria algum vereador do Progressista, partido da prefeita Adriane Lopes (PP), a presidência da CCJ, Papy disse que os parlamentares da sigla deverão ocupar espaço.

“As presidências da comissões vão ficar para fevereiro onde será discutido. As presidências são escolhidas regimentalmente pelos cinco membros das comissões. Existem acordos prévios que vão fazendo, tenho certeza que vamos encontrar a presidência das principais comissões. O PP tem quatro vereadores. Tem um acordo e que a ideia é que se encaminha espaços para o PP”, disse.

Cerimônia de posse

Os 29 vereadores de Campo Grande da próxima legislatura tomam posse nesta quarta-feira (1º), em cerimônia no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. Além dos parlamentares, também participam do ato a prefeita Adriane Lopes (PP) e a vice-prefeita Camilla Nascimento (Avante). 

Após a cerimônia, os vereadores se dirigem até à Câmara de Vereadores para a eleição da nova Mesa Diretora do próximo biênio. Disputavam a presidência duas chapas lideradas pelos vereadores Papy (PSDB) e Beto Avelar (PP). Contudo, após recuo do progressista devido à falta de apoio de colegas de fora do partido, a Casa de Leis terá chapa única na disputa. 

O recado dos eleitores na urna, em outubro de 2024, foi de renovação de 50% no legislativo municipal, já que apenas 14 dos 29 vereadores foram reeleitos. Entre os 15 novos parlamentares, alguns são estreantes e outros já chegaram a ocupar cargos eletivos em anos anteriores. Confira a lista de vereadores aqui.

Conteúdos relacionados

campo grande