O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) defende que a deputada federal licenciada, Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália na terça-feira (29), cumpra eventual pena no Brasil.
Segundo o parlamentar, a justiça italiana agiu em conformidade às leis e aos tratados internacionais. “A responsabilização de agentes públicos que afrontam a Democracia e a legislação deve ser tratada com seriedade, sempre dentro dos marcos legais e constitucionais”.
Ainda, Resende diz que a deputada deve cumprir eventual pena no Brasil. “Isso com plena observância do devido processo legal, da ampla defesa e das garantias fundamentais asseguradas pela Constituição”, finalizou.
Prisão
A Polícia Federal confirmou a prisão de Zambelli em nota divulgada à imprensa. “Autoridades italianas prenderam na tarde de terça-feira (29/7), em Roma, uma brasileira que se encontrava foragida no país. A medida é resultado de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, a Interpol e agências da Itália”, disse a PF.
“A presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário”.
Relembre
Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão e à perda de mandato pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por invadir sistemas de mandados judiciais do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com o auxílio de um hacker. A deputada sempre negou as acusações.
A prisão da parlamentar foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após ela deixar o país, a pedido da PGR (Procuradoria-geral da República), e seu nome estava na lista de procurados da Interpol. O Ministério da Justiça também havia pedido sua extradição.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***