Pular para o conteúdo
Política

Camila Jara denuncia Jair e Eduardo Bolsonaro à PGR por ações contra a ‘soberania nacional’

Donald Trump cita Jair Bolsonaro ao promover sanções ao Brasil em carta direta para Lula
Fábio Oruê -
camila jara bolsonaro
Deputada federal Camila Jara | (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) protocolou uma representação na PGR (Procuradoria-Geral da República), nesta quinta-feira (11), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, Eduardo Bolsonaro, pelas recentes articulações envolvendo o presidente dos EUA, Donald Trump.

O documento detalha possíveis crimes militares e ações que colocam em risco a soberania, após a imposição de tarifa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.

A representação tem como base o Código Penal Militar e o Código Penal Comum, citando crimes como provocação a país estrangeiro, entendimento para gerar conflito internacional e tentativa de submeter o território nacional à influência externa.

Além dela, assinam o documento a deputada Duda Salabert (PDT-MG) e os deputados Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e Duarte Jr. (PSB-MA). Para eles, a conduta dos dois representa uma grave ameaça às instituições brasileiras e não pode passar impune.

“É inadmissível que pessoas usufruam do estado para prejudicar o Brasil, especialmente políticos que se diziam patriotas. A tarifa de 50% imposta por Donald Trump é uma tentativa explícita de interferência em nosso país, uma afronta ao Judiciário e ao povo brasileiro. Nossa economia, as exportações e o poder de compra das famílias serão diretamente impactados por esse capricho político dos bolsonaristas”, explica Jara.

Ministério das Relações Exteriores

Além da representação criminal, o grupo também encaminhou um ofício ao MRE (Ministério das Relações Exteriores), cobrando providências diplomáticas diante da ameaça feita por Trump, motivada por pressões de brasileiros no exterior contra o Supremo Tribunal Federal.

Eduardo Bolsonaro, inclusive, afirmou publicamente que se mudou para os Estados Unidos para buscar sanções contra ministros do STF, atitude que já está sob investigação do Supremo no Inquérito 4995.

Donald Trump cita Bolsonaro

Em carta postada nas redes sociais e direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump diz que as tarifas passam a valer em 1º de agosto.

No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de  de Estado. O mandatário norte-americano destacou ainda ordens emitidas pela Corte contra apoiadores de Bolsonaro que mantêm residência nos Estados Unidos.

Em resposta, Lula afirmou que o tarifaço terá resposta na Lei de Reciprocidade Econômica. Também via redes sociais, o presidente defendeu a soberania brasileira e disse que a alegação de Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil não procede.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina