O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), saiu dos Estados Unidos quatro dias antes de o país anunciar a revogação de vistos dos magistrados.
Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14. Os dados públicos da viagem constam no histórico de chegadas listado pelos Estados Unidos para rastrear a entrada e saída de estrangeiros no país.
Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e “aliados da corte”. “Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, disse o secretário Marco Rubio.
Segundo o portal Uol, as sanções seriam contra todos os ministros do STF — menos André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux — e também contra o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
O STF impôs medidas cautelares contra Bolsonaro, como tornozeleira eletrônica e recolhimento doméstico noturno. Além disso, o ex-presidente não pode usar redes sociais e não pode se aproximar ou acessar embaixadas.
“O presidente do Estados Unidos deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura da liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, publicou Marco Rubio, secretário de Estado.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.