Pular para o conteúdo
Política

Bancada evangélica ganha protagonismo na Câmara de Vereadores de Campo Grande

Pastores com mandato ocupam cargos de destaque no legislativo municipal
Thalya Godoy -
Compartilhar
Câmara de Vereadores tem quatro pastores. (Ascom CMCG)

Líderes religiosos ganharam protagonismo na Câmara de Vereadores de Campo Grande nos últimos meses. De presidência da Mesa Diretora à comissão mais importante da Casa de Leis, os evangélicos têm ocupado mais espaços no legislativo na Capital. Inclusive, 7 dos 12 projetos aprovados na primeira sessão ordinária do ano estão relacionados com a religião.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O mesmo movimento acontece no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, quase metade (219 dos 513 dos deputados federais) compõem a bancada evangélica. No Senado, a proporção vai para quase um terço da Casa, sendo 26 dos 81 senadores no grupo. 

Em Campo Grande, a presidência da Mesa Diretora é ocupada pelo vereador e pastor da Igreja El Shaddai Comunidade Cristã, Epaminondas Vicente Silva Neto, conhecido como Papy (PSDB). 

Já a liderança da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final ficou a cargo do pastor da Igreja Evangélica Comunidade Global, vereador Clodoilson Pires (PODE). A CCJ é a mais importante e cobiçada comissão da Casa de Leis porque é nela em que é decidido quais projetos serão colocados – ou não – em votação. 

Antes, esses cargos eram desempenhados por vereadores que tinham entre principais bandeiras outros assuntos, como a habitação no caso do vereador Carlão (PSB), que era presidente da Mesa Diretora e atual primeiro secretário. Já o ex-presidente da CCJ, Otávio Trad (PSD), atua com foco no bem-estar social, conforme consta na biografia da Câmara.

Segundo o cientista político e professor da UFMS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul), Daniel Miranda, o avanço da bancada evangélica em cargos eletivos é um movimento que acontece há, pelo menos, 30 anos.

O docente destaca que atuação no Congresso Nacional se intensificou na década de 2010 em diante, principalmente, após quase uma década de esquerda/PT no poder e o desgaste que isso provoca em qualquer grupo governante. Na análise do especialista, o cenário favorável de fortalecimento pode influenciar na tramitação de alguns temas.

“No contexto de desgaste de algumas pautas da esquerda e com a ascensão da nova direita, as lideranças evangélicas, algumas delas, inclusive, apoiadoras de governos do PT anteriormente, vão não apenas aproveitando as mudanças políticas, como vão também se fortalecendo e ganhando protagonismo e organização própria. Logo, isso afeta sim a tramitação de certas pautas nos legislativos”, explica o professor da UFMS.

Primeiros projetos tratam sobre igreja

Ainda no time de líderes religiosos há o novato Neto Santos (Republicanos), que é pastor na Igreja Universal. Na biografia na Câmara de Vereadores, o político se apresenta como “Cristão e conservador” e “comprometido com os valores da fé, família e comunidade”. Nas comissões permanentes da Casa, participa apenas como membro da Comissão Permanente de Saúde.

A primeira matéria colocada em pauta do parlamentar foi o Projeto de Lei 11.561/25, que cria o Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD. A data será comemorada em 9 de julho como homenagem “por todo o trabalho espiritual e social” prestados.

O outro vereador do Republicanos, Herculano Borges, é pastor auxiliar da Igreja FIT (Fé Invadindo a Terra). O parlamentar atua como líder de célula e é responsável pela Rede Crianças. Na Casa de Leis, ficou como presidente da Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e como membro das comissões de Educação e Desporto; Indústria, Comércio e Turismo e Transporte e Trânsito. 

Os primeiros projetos do vereador aprovados na Casa de Leis também abordam o assunto religião. A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de terça-feira (18), seis Projetos de Decreto Legislativo de autoria do parlamentar que concedem títulos de visitante ilustre à líderes religiosos evangélicos. 

São eles: pastora Sônia Maria Martins Rodrigues, Apóstolo Nelson Braido, Apóstolo Milton Ebenezer de Moura Souza, Apóstolo João Maria Rodrigues, Apóstola Olivia Nair de Souza Braido e a pastora Niara Brandão Souza.

Frente Parlamentar

Solenidade para entrega de homenagens a obreiros evangélicos em 2024. (Ascom CMCG)

Em 2021, a Câmara de Vereadores de Campo Grande criou a Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família. Na época, o grupo era composto por Coronel Alírio Villasanti (presidente), Gilmar da Cruz (vice), Clodoilson Pires, Betinho, Dr. Sandro, Papy, Silvio Pitu, Edu Miranda, Tiago Vargas, Dr. Victor Rocha e Prof. João Rocha.

Destes 11 integrantes, apenas quatro foram reeleitos em 2024: Papy, Clodoilson Pires, Silvio Pitu (PSDB) e Dr. Victor Rocha (PSDB). Na época, o grupo formado por evangélicos e católicos pretendia defender os “os valores cristãos da família”. 

A reportagem procurou o vereador Clodoilson Pires para perguntar se haverá continuidade das atividades da Frente Parlamentar. Em resposta, o pastor confirmou que pretende marcar uma reunião para conversar com os vereadores que se identificam com a proposta. 

“Com certeza irá continuar, mas ainda não nos reunimos para conversar, pois esse início de trabalho no parlamento foi bem intenso. Acredito que semana que vem alinhamos isso”, explicou. 

O vereador Herculano Borges é um dos que devem compor o colegiado. “Temos a ideia de dar sequência a esse trabalho, vou entrar com essa solicitação na casa”, explicou. 

A Câmara de Vereadores de Campo Grande também conta, desde 2023, com uma medalha legislativa para o Dia do Obreiro Evangélico, comemorado, anualmente, em novembro. O nome da medalha mudou em 2024 e passou de “Irmãos Silva” para “Pastor Gomes” após aprovação do projeto do então vereador e pastor Gilmar da Cruz (PSD).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados