Pular para o conteúdo
Política

Autismo faz esquerda e direita se sentarem na ‘mesma mesa’ para diálogo livre de oposição

Atualmente, Pollon e Amom Mandel (Cidadania/AM) são os únicos deputados autistas diagnosticados, entre 513 parlamentares
Vinicios Araujo -
Deputado Marcos Pollon. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Em evento voltado à pauta do transtorno do espectro autista (TEA), o (PL-MS) destacou que o tema une espectros políticos historicamente divergentes.

“Na comissão das pessoas com necessidades especiais da Câmara, temos um ambiente de interação extremamente harmonioso, onde pessoas da extrema esquerda à extrema direita conseguem dialogar, porque o objetivo é cuidar das pessoas”, afirmou durante entrevista ao Midiamax.

Autodeclarado autista nível 1 de suporte, Pollon compartilhou experiência pessoal e reforçou a urgência de políticas públicas mais humanizadas e funcionais. “Ser autista é ruim. Sem recurso, sem estrutura, é ainda pior”, pontuou o parlamentar, que relatou ter descoberto o diagnóstico após enfrentar dificuldades relacionadas à rigidez cognitiva.

Pollon criticou a lentidão, ou até a estagnação, do na implementação de ações concretas. “Lento seria elogio para um poder que está parado. E, quando digo isso, é em todas as esferas”, alfinetou, sugerindo que a burocracia e a falta de escuta às pessoas com deficiência comprometem a efetividade das decisões governamentais.

O deputado ainda reafirmou o compromisso com ações práticas, como a destinação de recursos para casas de atendimento ao autista, já implantadas em pelo menos seis municípios sul-mato-grossenses. Segundo ele, qualquer proposta técnica ou sugestão que surgir no evento será protocolada até segunda-feira, no mais tardar.

A fala de Pollon revela, especialmente, um incremento nas suas bandeiras enquanto parlamentar. Eleito em 2021 sob as pautas da defesa da propriedade privada e do armamento civil, Pollon agora tem apreço pela causa atípica com lugar de fala. Hoje, ele e Amom Mandel (Cidadania/AM) são os únicos deputados autistas diagnosticados, entre 513 parlamentares.  

“Somos de lados opostos politicamente. Mas, nessa pauta, buscamos o mesmo objetivo comum”, resumiu acerca da relação com o parlamentar amazonense.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação americana

María Antonieta, a Chiquinha de Chaves, cai de escada após internação

Presidente de associação de escola futebol morre em acidente em Dourados

Zeca do PT pede vistas ao projeto de lei sobre aumento do financiamento da MSGás

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

agro

“Coisas nos seus devidos lugares”, diz Tereza Cristina após UPb sair da base de Lula

Últimas Notícias

Cotidiano

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Considerando a proporção de inserções em relação ao total de mulheres em idade fértil, Dourados ocupa a primeira posição no Brasil.

Brasil

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

Encontro acontece depois da Federação União Progressista, que inclui o União Brasil e o PP, anunciar seu desembarque do governo (Foto:

Política

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

São mais de R$ 600 milhões para investimento da alça que ligará os países pela Rota Bioceânica

MidiaMAIS

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Vendas das paçocas caíram e os dois já foram confundidos com o ambulante que viralizou coçando "aquele lugar" em Mato Grosso do Sul