Após a Câmara de Vereadores aprovar os projetos encaminhados pela prefeita Adriane Lopes (PP), que visam conter os gastos na Prefeitura de Campo Grande, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, garantiu que os recursos a serem destravados com a medida de austeridade servirão para pavimentar bairros da Capital.
Durante agenda na Casa de Leis nesta quarta-feira, 9 de julho, Miglioli detalhou que a pasta vem atuando para preparar os projetos executivos que vão garantir o início de obras de pavimentação nos bairros Noroeste, Itamaracá, Los Angeles, Santa Emília e entornos do Bairro Parati.

“É óbvio que a gente não tem como contemplar 100% da cidade. Então, foi uma escolha bastante técnica, e isso não impede que a gente continue buscando recursos para Campo Grande”, afirmou ao Midiamax.
Antecipando burocracias
Para garantir a celeridade dos investimentos, o titular da pasta detalhou a antecipação de etapas burocráticas que são essenciais para execução de obras públicas.
Miglioli afirmou já ter apresentado carta consulta à Caixa Econômica no ano passado, sendo aprovada. Ela descreve as obras de pavimentação urbana e drenagem em vários bairros da cidade.
“Diante da aprovação da carta consulta, o município já se adiantou. Nós estamos executando todos os projetos executivos, pois a gente entende que, [ao] licitar uma obra com um projeto executivo, você tem menos chances de errar e você consegue um maior êxito na execução das obras”, explicou.
Os projetos estão em andamento com o recurso próprio do município, para que a administração possa estar apta a colocar as licitações à disposição do mercado, segundo Miglioli.
“Uma vez aprovado esse financiamento, ontem foi encaminhado um projeto, e eu estou no meu aguardo da liberação desses recursos; a minha parte, sendo a parte de obra, nós estamos caminhando nesse sentido. Nós fizemos a aprovação da Caixa e agora estamos fazendo os projetos executivos de todas essas obras”, ressalta.
Meta
O titular da pasta afirmou ainda que busca parcerias com Governo do Estado e bancada federal para avançar nas obras de pavimentação, garantindo asfalto em toda a Capital.
“O objetivo é fazer com que a gente consiga pavimentar 100% da nossa cidade ao longo de um período. Lógico que isso não vai ser feito em dois, três anos. Campo Grande talvez seja a única cidade do país de 1 milhão… 900 mil habitantes, que tem mais de mil quilômetros de ruas não pavimentadas. É quase inimaginável essa situação, mas é a situação que existe na nossa capital”, afirmou o secretário.
Entretanto, Miglioli posicionou que a política adotada pela gestão de Adriane Lopes busca responsabilidade na gestão dos recursos de infraestrutura.
“Hoje existe uma política, dentro da Prefeitura, de que não se faz mais um metro de pavimentação sem que a drenagem acompanhe, e aí nós vamos resolvendo vários gargalos de inundação que nós temos na nossa cidade”, afirmou.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***