O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Epaminondas Vicente Silva Neto, o “Papy” (PSDB), marcou às pressas, para a próxima quinta-feira (10), as eleições para a Mesa Diretora, que podem renovar o próprio mandato por mais dois anos. O edital de convocação saiu em edição extra do Diário do Legislativo nesta quarta-feira (9).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A expectativa, por enquanto, é que a composição da Mesa Diretora permaneça quase inalterada. A única mudança seria a troca do primeiro vice-presidente, André Salineiro (PL), pela vereadora Ana Portela (PL). A sessão de renovação para o biênio 2026-2027 será logo após a sessão ordinária de quinta-feira (10) e deve ser presidida pelo primeiro-secretário e ex-presidente da Casa de Leis, o vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB).
A medida seria uma estratégia do PSDB para garantir a presidência da Câmara Municipal de Campo Grande a Papy até o fim da 12ª Legislatura, em 2028. A antecipação visaria garantir a continuidade e não precisar negociar cargos em 2026, em ano de eleição. O mesmo movimento no “apagar das luzes” antes do recesso já foi adotado em legislaturas anteriores.
Eleições antecipadas
O líder da bancada do PSDB na Câmara de Vereadores, Dr. Victor Rocha, afirmou, na última terça-feira (8), que o projeto já havia obtido o número suficiente de assinaturas para tramitar em regime de urgência e que a previsão era de realizar a votação antes do recesso parlamentar, que inicia em 16 de julho. Assim, a expectativa é que o projeto e a votação ocorram no mesmo dia.
O pedido de antecipar as eleições acontece seis meses após a posse do tucano em 1º de janeiro e a um ano e meio do fim do mandato.
O regimento interno da Casa de Leis não estabelece uma data exata para a eleição de renovação da Mesa Diretora, mas estabelece como data-limite até 22 de dezembro do último ano do mandato da Mesa. A posse deverá ocorrer em 1º de janeiro do ano subsequente.
Mesa Diretora
Entre os vereadores, a chapa liderada por Papy seria de consenso sob a justificativa de ter realizado um bom trabalho nos primeiros seis meses da presidência, mesmo período em que os gastos subiram cerca de R$ 6,5 milhões na comparação com o mesmo período do ano passado. Assim, não há expectativa, por enquanto, de outro vereador tentar emplacar uma chapa às pressas contra o tucano.
Porém, haverá uma “dança das cadeiras” na composição da Mesa Diretora. O primeiro vice-presidente, vereador André Salineiro (PL), dará lugar à colega de bancada Ana Portela (PL).
“Eu não continuarei como vice-presidente, tenho intenção de liderar o partido no biênio 27-28”, afirmou Salineiro ao Midiamax. A troca da liderança da bancada do PL na Casa de Leis foi um combinado do parlamentar com Rafael Tavares (PL), atual ocupante do cargo.
Além da cadeira do presidente, a Mesa Diretora é composta atualmente por 1º, 2º e 3º vice-presidente e por 1º, 2º e 3º secretários.
Composição atual da Mesa Diretora 2025/26:
- Presidente: Epaminondas Neto, Papy (PSDB)
- 1º Vice-presidente: André Salineiro (PL)
- 2º Vice-presidente: Lívio Leite (União)
- 3º Vice-presidente: Neto Santos (Republicanos)
- 1º Secretário: Carlão (PSB)
- 2ª Secretária: Luiza Ribeiro (PT)
- 3º Secretário: Ronilço Guerreiro (Podemos)
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***