Com pelo menos 108 assinaturas, o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avança na Câmara dos Deputados. Assim, manifestação contra o presidente da República foi convocada em Mato Grosso do Sul por deputado federal do Estado.
Marcos Pollon (PL) compartilhou data, hora e local da manifestação ‘Fora Lula’ em MS. O ato está previsto para 16 de março às 16h, em frente ao Bioparque do Pantanal – nos altos da avenida Afonso Pena.
O movimento já era convocado nacionalmente por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com atos marcados em São Paulo. Contudo, agora ganha local e horário em território sul-mato-grossenses.
Impeachment encabeçado por deputado de MS
Após o TCU (Tribunal de Contas da União) suspender R$ 6 bilhões do programa Pé-de-Meia, a oposição do Governo Federal no Congresso anunciou que o pedido de impeachment de Lula (PT) chegou a 108 assinaturas. A autoria é do deputado federal de Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL).
Conforme se baseia o pedido, a motivação jurídica é baseada em suposto crime de responsabilidade fiscal. Segundo Nogueira, o petista teria feito uma ‘pedalada fiscal’ ao utilizar recursos que não estavam previstos no orçamento da União para financiar o programa. A manobra se assemelha ao que motivou a destituição de Dilma Rousseff (PT) em 2016.
A oposição no Congresso afirma que a manobra do atual governo petista para pagar o Pé-de-Meia se assemelha às ‘pedaladas fiscais’ que levaram ao impeachment da presidente em 2016. O motivo, sendo os opositores, é que, em ambos os casos, foram usados artifícios para ‘maquiar’ as contas públicas e, assim, escapa dos limites fiscais estabelecidos.