Pular para o conteúdo
Política

Após decisão do STF, vereador quer transformar Guarda em Polícia Metropolitana

Sindicato da GCM chegou a propor mudança da nomenclatura na última sexta-feira (21)
Mariane Chianezi -
GCM (Ilustrativa| Natalia Alcântara/Midiamax)

Após o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmar na última semana que os guardas municipais podem realizar policiamento ostensivo em vias públicas, a nomenclatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) poderá mudar para Polícia Metropolitana em .

Isso porque o vereador André Salineiro (PL) quer alteração na lei para que a GCM passe a ser Polícia Metropolitana. Conforme a assessoria de comunicação do vereador, o projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal assim que o STF considerou constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas atuem em ações de segurança urbana, inclusive policiamento ostensivo comunitário. 

“Sempre digo que a guarda metropolitana é uma excelente ferramenta para que um prefeito bem-intencionado possa mudar a realidade da segurança da sua cidade, sem depender exclusivamente das decisões do governo federal ou estadual”, disse Salineiro. 

O vereador destaca ainda que no ordenamento jurídico do Brasil, não existe qualquer vedação ao uso do termo “polícia” pelas guardas municipais instituídas pelos entes municipais.

O projeto de lei que será anunciado na sessão de terça-feira (25) deve aguardar os pareceres da Procuradoria-Geral da Câmara Municipal, da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) e de outras comissões pertinentes, como a de Segurança Pública.

Polícia Metropolitana

Na sexta-feira (21), o Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande apresentou uma minuta que propõe a alteração da nomenclatura da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal de Campo Grande.

Conforme o presidente do Sindicato, Hudson Pereira Bonfim, a proposta busca conferir ostensividade ao serviço de Segurança Pública Municipal.

“Percorremos em rondas todas a regiões da nossa Capital, e assim, ostentar a denominação de Polícia Municipal irá conferir sem dúvida maior sensação de segurança, além do que não se discute mais o Poder de Polícia da GCM a partir de uma simples informação que ostentar em nossos uniformes, insígnias, brasão e layout”, afirma.

Proposta em 2018 mudou nome da GCM para Polícia Municipal

Em 2018, uma emenda à Lei Orgânica Municipal aprovada em segunda votação na Câmara dos Vereadores de Campo Grande, que propôs mudar a nomenclatura da GCM para Polícia Municipal, chegou a ser aprovada na Câmara Municipal.

Na época, a emenda modificou a redação do inciso IV do art. 8º e a redação da subseção II, do caput do artigo 81 e seus respectivos parágrafos, da Lei Orgânica do Município.

O projeto, foi aprovado por unanimidade na Câmara da Capital, e garantiu a mudança na nomenclatura para Polícia Municipal. A proposta foi apresentada pelo então vereador Enfermeiro Fritz (PSD) e subscrito por outros 17 parlamentares na época.

Em 2019, poucos meses após a alteração na lei, a AME-MS (Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul), ingressou com ação que derrubou proposta. A Câmara foi notificada posteriormente.

Em 2020, o (Tribunal de Justiça de ) declarou a inconstitucionalidade da emenda à Lei Orgânica do Município de Campo Grande, que passou a chamar a Guarda Civil Metropolitana de Polícia Municipal, bem como atribuiu atividades de policiamento repressivo e ostensivo, que são atípicas às suas funções e de responsabilidade da Polícia Militar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime