O vereador Inspetor Cabral (PSD) quer que a administração municipal implante com urgência uma ala específica para atendimento psiquiátrico. A solicitação foi apresentada durante sessão na Câmara Municipal e encaminhada ao prefeito Marçal Filho (PSDB).
A solicitação ocorreu após episódios graves registrados recentemente na unidade. No dia 25 de junho, um servidor foi agredido com uma mordida por uma paciente em surto.
Na indicação, Cabral solicita a criação ou adaptação de uma ala específica na UPA, com isolamento e contenção física apropriada e a capacitação dos profissionais da saúde para atuação em situações de crise envolvendo transtornos mentais.
O vereador também relatou que, no dia 29, um paciente psiquiátrico foi flagrado portando um canivete e uma arma de brinquedo e, neste mesmo episódio, foi encontrado praticando ato libidinoso com a acompanhante, no interior da UPA.
A medida também prevê a criação de protocolos de segurança, capacitação de servidores e melhorias na triagem de pacientes com transtornos mentais.
“Esses fatos escancaram a ausência de estrutura mínima e protocolos adequados para acolher pacientes psiquiátricos em crise. Estamos falando da segurança de servidores, pacientes e acompanhantes”, justificou o parlamentar.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***