Pular para o conteúdo
Política

Após apoio de Riedel à anistia, Vander diz que futuro do PT no governo de MS deve ser discutido

Deputado ressalta que parlamentares do PSDB no Congresso têm votado de forma favorável a Lula
Fábio Oruê -
vander loubet lula
Deputado federal Vander Loubet (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Após o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (), declarar apoio à anistia aos réus do 8 de janeiro, o Deputado Federal Vander Loubet (PT) defendeu o debate sobre a permanência do PT no governo estadual.

“Diante da atual conjuntura, é essencial avaliar cuidadosamente nossa permanência no governo estadual. A permanência ou saída do PT do governo Riedel deve ser fruto de um debate profundo, que leve em conta os impactos políticos e sociais dessa decisão. E aquilo que o PT-MS decidir será respeitado e seguido por mim”, diz Vander.

O parlamentar cita que há petistas envolvidos diretamente na gestão estadual e que parte dos psdbistas no Congresso Nacional tem votado de forma favorável ao governo Lula.

“Somos contrários à anistia e temos divergências com o governador Riedel quanto a isso. Foi a conjuntura de extremismos que nos levou a apoiar Riedel desde a sua campanha no segundo turno de 2022. E nossa entrada em seu governo foi fundamentada no diálogo e na coletividade no PT, valores que continuam a guiar nossa atuação”, relembra o parlamentar.

Entretanto, Vander salienta que essa conexão exige uma interlocução estratégica e responsável, tanto em Mato Grosso do Sul quanto junto ao Governo Federal.

A deputada estadual Gleice Jane (PT) criticou o apoio de Riedel ao PL (Projeto de Lei) que visa anistiar os envolvidos na trama golpista de 8 de janeiro. Em postagem nas redes sociais, a parlamentar defendeu que o partido se retire da base de apoio ao Governo do Estado na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Defesa à anistia

Riedel foi às redes sociais se posicionar a favor da aprovação de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, com uma “revisão da dosimetria de penalizações”. Com fotos ao lado da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), classificou como necessário o perdão, “que em muitos casos também tem caráter humanitário”.

O governador disse que tem conversado com lideranças nacionais sobre o assunto e declarou que é “obrigação” do Congresso Nacional votar o projeto sobre a anistia – que sofre pressão do PL para ser pautado na Câmara dos Deputados.

“Do meu ponto de vista, não dá para julgar e penalizar com a mesma régua o que é completamente diferente! Do ponto de vista político, acredito que o Congresso Nacional tem obrigação de votar a matéria, considerando-a inclusive como um passo imprescindível para a pacificação do país. Não dá pra errar de novo e no mesmo lugar: tentar reparar eventuais excessos cometidos naquele momento com excessos do atual momento”, afirmou o governador. 

Atos golpistas

Uma semana após a posse do presidente Lula (PT), a praça dos Três Poderes, em Brasília, foi invadida e depredada por manifestantes contrários ao resultado do processo eleitoral. O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete viraram réus acusados de tramar o golpe de Estado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido de mulher morta em acidente com os filhos na BR-060 recebe alta de hospital

Lucas Paquetá disse ter sido instruído a não comentar acusações (Rafael Ribeiro, CBF)

Sentença de Paquetá só será divulgada ao fim da temporada europeia, diz site

Por salário de R$ 215 mil, seis disputam presidência da Federação de Futebol na terça-feira

DJ douradense alvo de operação contra rede de prostituição em Portugal continuará presa

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Servidoras do CAPs do Aero Rancho são alvo de operação

Ataque israelense mata repórter e fere nove

Últimas Notícias

Polícia

Boliviano é preso tentando entrar no Brasil com cocaína escondida em latas de cerveja

A prisão ocorreu no Posto de Fiscalização Esdras

Mundo

Petróleo fecha em queda de 2% com preocupações sobre guerra comercial e demanda

Nas últimas semanas o petróleo teve queda de ao menos 10%

Brasil

Zanin rejeita habeas corpus coletivo para presos por atos do 8 de Janeiro

Ministro afirmou que segue as decisões tomadas pela Primeira Turma

Famosos

Whindersson Nunes anuncia volta aos palcos após internação

Humorista publicou agenda de shows deste ano em seu perfil do Instagram