Após ameaça de greve, Prefeitura de Corumbá pede prazo para pagar motoristas de ônibus

Categoria aceitou proposta do Executivo e vai manter serviços normalmente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Transporte coletivo tem subsídio de até 80% em Corumbá. (Foto: Arquivo/PMC)

Após ameaçarem uma paralisação dos serviços devido à falta de pagamento dos salários de dezembro de 2024, os funcionários da Viação Cidade Corumbá, responsável pelo transporte público dos municípios de Corumbá e Ladário, aceitaram a proposta do município e concordaram em aguardar até o dia 22 de janeiro para receber os salários atrasados. O pagamento deveria ter sido realizado no quinto dia útil deste mês.

Em reunião realizada na quarta-feira (15) com o prefeito Dr. Gabriel (PSB), a categoria solicitou empenho da nova gestão para resolver a situação. Ao Jornal Midiamax, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Corumbá e Ladário, Judson Gonçalves, afirmou que a decisão de aguardar até a data estipulada pela prefeitura foi unânime entre os funcionários.

“O prefeito nos explicou que a gestão anterior deveria ter empenhado os recursos para o pagamento dos nossos salários, mas não o fez. Ele disse que, neste momento, a Prefeitura não tem dinheiro para repassar à Viação para quitar os débitos. Ficou acordado que vamos aguardar até o dia 22 de janeiro para receber o salário de dezembro”, disse ele.

Judson explicou que a tarifa do transporte público em Corumbá está congelada há pelo menos sete anos e que o custeio do serviço é feito majoritariamente pela prefeitura. “Eles custeiam de 70% a 80% do transporte. O prefeito garantiu que, a partir do dia 21, o recurso será repassado para os pagamentos. A Viação tem feito o possível para auxiliar as famílias dos funcionários, destinando tudo que entra em caixa para a quitação dos salários”, explicou.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Caos na administração

Segundo o chefe do Executivo, a situação financeira da administração municipal é caótica. Ele reforçou a necessidade de reanalisar o contrato do transporte público. “A gestão passada deveria ter deixado o dinheiro para que o repasse fosse feito. Nesse momento, precisamos aguardar a abertura do nosso orçamento para resolver essa situação.”

“Ao abrir o orçamento, vamos repassar os recursos para a empresa. Queremos que vocês recebam os salários corretamente e estamos trabalhando para isso. Não paralisem os serviços”, finalizou o prefeito de Corumbá.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Marcos de Souza Martins, esclareceu que a gestão do ex-prefeito Marcelo Iunes (PSDB) não encerrou a contabilidade em 31 de dezembro de 2024, como deveria. Essa omissão impede a abertura do sistema contábil de 2025 enquanto o ano anterior não for devidamente fechado.

(Por Marcus Moura)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

ex-vereador pt
senado votação senadores