A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), desejou condução com sabedoria ao novo Papa Leão XIV. O americano Robert Francis Prevost assume como líder da Igreja Católica a partir desta quinta-feira (8).
“Que o novo Papa conduza com sabedoria e que muitos corações alcançados pela palavra viva de Deus”, publicou Adriane nas redes sociais.
Natural de Chicago, Robert se tornou prefeito do Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023.
Papa Leão XIV foi missionário no Peru e nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino. Além disso, ele é o presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
LEIA – Fiéis se reúnem em Santuário de Campo Grande e comemoram escolha de novo Papa Leão XIV

Habemus Papam
A segunda votação do segundo dia definiu o nome do papa, esta quinta-feira (8). Assim, o anúncio aconteceu por volta das 12h (horário de Mato Grosso do Sul).
O Habemus Papam, que anuncia quem será o novo líder da igreja católica no mundo, acontece por volta de 40 minutos a uma hora após a fumaça branca ser solta.
A primeira votação do dia aconteceu por volta das 4h30 (horário de MS). Já por volta das 6h, outra rodada aconteceu. Logo, emitiram a fumaça preta na Capela Sistina, indicação de que nenhum cardeal recebeu ao menos dois terços dos votos.
O que aconteceria?
Se não houvesse consenso sobre o novo Papa até o quarto dia de votação (no sábado, dia 10), aconteceria uma pausa para oração e conversa entre os cardeais. As votações retornariam no sexto dia e seguiriam até o 12º.
Por fim, após 12 dias e 34 votações, a escolha passaria a ser apenas entre os dois mais votados do 34º turno. No entanto, ainda seriam necessários dois terços dos votos para eleger um novo Papa.