Pular para o conteúdo
Política

Adriane destaca que mudanças climáticas dificultam controle de enchentes em Campo Grande

A chefe do Executivo municipal visitou os trechos afetados na manhã desta quarta-feira (19)
Mariane Chianezi, Carol Leite -
Prefeita Adriane Lopes (PP) esteve em obra desmoronada no Lago do Amor nesta quarta-feira (19) | (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Após o temporal que atingiu nesta terça-feira (18), causando acumulado de chuva previsto para o mês em um dia, a prefeita Adriane Lopes (PP) destacou que as mudanças climáticas dificultam o controle das enchentes na Capital. A chefe do Executivo municipal visitou os trechos afetados na manhã desta quarta-feira (19).

Em entrevista em trecho desmoronado no Lago do Amor, Adriane Lopes disse que equipes da Sisep (Secretaria Infraestrutura e Serviços Públicos) estão realizando levantamento para reparar danos e prevenir contra novos problemas.

“Estamos conversando com os técnicos e é um problema ambiental. Com a situação do assoreamento do lago, que é uma questão ambiental, o problema não foi extinto. Então, o problema vai além. Se não, toda a chuva que der em Campo Grande essa vazão de água por cima da pista vai trazer danos como aconteceu aqui agora, não controlar o tempo, e as mudanças climáticas estão impactando a cidade. Temos 36 córregos que permeiam a cidade. Isso nos traz dificuldade nesse momento de chuvas mais intensas”, disse.

A prefeita disse que uma reunião é aguardada com a (Universidade Federal de ) e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para que a questão ambiental do lago seja discutida e o Executivo possa promover ação que evite novos desmoronamentos.

“Pela chuva que vivenciamos ontem, foram poucos lugares com danos, mas estamos com equipes fazendo os levantamentos, toda avaliação técnica da situação para que tenhamos um parecer”, explicou.

O secretário da Sisep, Marcelo Miglioli, explicou que o problema não é apenas da engenharia, por meio de obras, mas também ambiental. “Se fizermos um vertedouro para escoar essa água, sem a necessidade de armazenagem do lago, nós teremos que fazer um vertedouro muito grande, aí resolve. O ideal é abaixar o nível do lago, porque o lago funciona como uma bacia de armazenagem como estamos fazendo em outras bacias da cidade. Mas entra a questão ambiental. Essa obra era criar uma comporta que, quando tivesse a previsão de chuva, abaixasse o nível do lago, mas quando teve uma chuva torrencial de ontem, não tem como controlar. Aqui o problema é de engenharia e ambiental”, disse.

Rapaz buscava filhos quando ponte no Lago do Amor desabou

Durante o temporal da terça-feira (18), Lucas Ribeiro, de 29 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após ficar preso na enxurrada. Ele voltava para casa após o trabalho e seguia para buscar os filhos na creche, quando sua bicicleta foi arrastada pela água.

Sua esposa, Marinalva Kaiana Rondon, de 32 anos, esteve na área afetada nesta manhã para tentar recuperar a bicicleta e documentos perdidos. Ao Midiamax, ela informou que o marido está na ala vermelha da Santa Casa, devido a uma fratura na perna.

“Ele trabalha aqui do lado do HU com pintura. Como moramos perto, ele vai e volta de bicicleta. Na hora que ele estava passando, aconteceu o desabamento”, explica.

Conforme Marinalva, ela soube do incidente através da creche do filho, após o marido não aparecer para buscar as crianças.

“A gente tem que chegar às seis e pouco da tarde em casa. Aí eu cheguei, eles não estavam e meu marido ficou responsável de pegar meu filho. Fui correndo para a creche e quando cheguei lá, recebi a informação. Ele faz esse percurso diariamente, mas infelizmente aconteceu essa fatalidade. Graças a Deus, não teve nada grave”, conta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
audiencia

Sem secretário, audiência debate impactos das mudanças climáticas em desastres na Capital

Jardim Noroeste recebe ação da Defensoria Pública com serviços jurídicos gratuitos no sábado

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de M

Mudança Parque dos Poderes

Reordenamento em ruas do Parque dos Poderes gera controvérsias entre moradores

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de M

Operação que teve como alvo Mato Grosso do Sul apreendeu R$ 29 milhões de organização criminosa

Ciclistas x motoristas: em Campo Grande, ‘treta’ de trânsito antiga volta ao debate após atropelamento

Últimas Notícias

Brasil

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Uma perícia realizada na assinatura do Coronel Nunes apontou características diferentes da escrita original

Cotidiano

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses

Brasil

PA: Homem reclama sobre a falta de mobiliários e leva sofá para o hospital

Após a repercussão o homem se desculpou nas redes sociais

Polícia

Homem é executado com cerca de quatro tiros por um desconhecido no interior de MS

A vítima foi identificada como Junior Pereira