Pular para o conteúdo
Política

Você sabe quantos votos elegem um vereador? Confira como é feito o cálculo nas Eleições de 2024

Reportagem do Midiamax mostra o caminho dos cálculos que efetivamente elegem um candidato a vereador
Dândara Genelhú -
eleições vereadores votos
Votos passam por cálculos até efetivamente eleger um candidato. (Arquivo Midiamax)

As eleições municipais estão chegando e com elas as dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro podem aparecer. Por exemplo: você sabia que seu voto passa por dois cálculos que irão definir os vereadores eleitos para o município?

O Jornal Midiamax preparou uma explicação detalhada sobre como um candidato a vereador é eleito a partir dos votos que conquistou.

Após confirmar o voto para um candidato, o voto é computado e será usado para definir o QE (Quociente Eleitoral) e o QP (Quociente Partidário). Serão eleitos os candidatos que atenderem às regras de sistema proporcional.

Para os cálculos, vamos usar como base os dados das últimas eleições municipais em . Isso porque a base dos cálculos é a mesma, mas quocientes são diferentes devido aos votos e quantidades de cadeiras nas Câmaras dos 79 municípios de MS.

Quociente Eleitoral

O quociente eleitoral é determinado pela divisão entre a quantidade de votos válidos apurados no município e o número de vagas na Câmara Municipal. Então, em Campo Grande o QE foi de 15 mil nas Eleições de 2020.

vereador quociente

Quociente Partidário

Após o cálculo do QE, a Justiça Eleitoral calcula o quociente partidário. Este é o resultado da divisão entre a quantidade de votos válidos dados para o mesmo partido político ou federação e o quociente eleitoral.

É com o resultado deste cálculo que podemos saber quantas vagas um partido poderá ter na Câmara Municipal. No caso de federações partidárias, o cálculo é feito com a soma dos votos totais dos partidos que integram o grupo.

vereador

Mas quem se elege?

Depois dos resultados, o candidato a vereador dos partidos que conseguiram vagas para a Casa de Leis ainda precisa ter pelo menos 10% do quociente eleitoral de votos. Ou seja, em Campo Grande era preciso 1,5 mil votos para ser eleito em 2020.

A partir disso, os candidatos são eleitos pela melhor colocação entre os colegas do mesmo partido. Vale destacar que se um partido conquistar uma vaga e não tiver candidatos com o mínimo de votos necessário, nenhum representante da legenda será eleito.

Por fim, em federações, a eleição de candidatos é feita a partir da colocação entre todos os candidatos do grupo partidário. Assim, concorrem entre os colegas da legenda e de outros que integram a mesma federação.

Sobras eleitorais para vereador

Após os cálculos, pode haver vagas restantes, as chamadas sobras eleitorais. A situação pode ocorrer devido a um partido não ocupar todas as vagas obtidas pelo QP, já que não possui candidatos com o mínimo de votos necessários.

Então, as cadeiras da Câmara são divididas segundo o artigo 109 do Código Eleitoral: “poderão concorrer à distribuição dos lugares não preenchidos todos os partidos que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral”. Porém, para ocupar a vaga, o candidato também precisa ter votos iguais ou superiores a 20% do mesmo quociente.

O cálculo da média de cada partido para repescagem da sobra eleitoral é feito a partir da divisão da quantidade de votos válidos que a legenda recebeu para determinado cargo pelo quociente partidário mais um.

eleições

Se mais de uma vaga sobrar, a operação é realizada até que as vagas sejam preenchidas. Um destaque necessário é que, se um partido já obteve uma vaga de sobra, deverá somar no cálculo quantas vagas ele já obteve.

votos vereador

Como foi a eleição para vereador em Campo Grande?

Nas eleições de 2020, Campo Grande elegeu 29 vereadores. Destes, 21 foram eleitos por quociente partidário. Ou seja, estavam em partidos que conseguiram cadeiras na Câmara e obtiveram pelo menos 1,5 mil votos.

Outros oito vereadores foram eleitos por média na Capital. Assim, participaram da repescagem de sobras eleitorais e ficaram com as vagas que precisavam ser ocupadas na Casa de Leis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dino quer que Congresso informe como vai identificar autor de emendas

Ex-candidato a vereador e assessor-chefe, Ojedinha morre aos 35 anos em Campo Grande  

Autor de tentativa de latrocínio contra idoso é preso durante operação conjunta da polícia

Dólar cai 2,00% na semana com menor tensão comercial entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Empresa de celulose anuncia seis processos seletivos em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio

O período se encerraria nesta sexta-feira (25)

Cotidiano

VÍDEO: incêndio destrói apartamento em condomínio no Seminário

Ninguém ficou ferido no incêndio

Cotidiano

VÍDEO: passageiras se protegem da chuva dentro do ônibus

Duas mulheres utilizando o guarda-chuvas dentro do coletivo

Brasil

Coaf alerta para golpistas se passando por servidores do órgão

O órgão registrou relatos de cidadãos que receberam documentos supostamente emitidos pelo Coaf