Pular para o conteúdo
Política

Vereadores de Dourados rejeitam veto do Executivo e aprovam mais 15 projetos

Entre os projetos deliberados consta a campanha Dezembro Verde, de Combate ao Abandono de Animais no município de Dourados
Marcos Morandi -
Vereadores discutiram 16 projetos (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Um total de 16 propostas entraram na pauta da 4ª sessão ordinária da de , realizada na tarde desta segunda-feira (26). Entre as matérias analisadas está um veto do executivo, cinco projetos em segunda discussão e votação e 10 projetos de lei em primeira discussão e votação. 

Com 15 votos contrários e dois a favor, o plenário derrubou veto integral do executivo ao de Lei n° 236/2023, de autoria do vereador Marcelo Mourão e aprovado por unanimidade na Casa de Leis, em novembro de 2023.

A medida estabelece critérios para a publicação das leis do município e para a publicidade do executivo. Conforme a Lei, o Poder Executivo, na publicação das leis no Diário Oficial do Município, fará constar no rodapé o nome do vereador autor e o número do projeto do qual ela se originou.

2ª Discussão

nº 124/2023, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), que dispõe sobre o nivelamento de quaisquer tampões, na execução de serviços de pavimentação, recapeamento, reconstrução, tapa-buracos ou de qualquer serviço de manutenção em vias públicas e passeios no município de Dourados e dá outras providências.

– Projeto de Lei nº 277/2023, de autoria do vereador Laudir Munaretto, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Esgotamento Profissional ou Síndrome de Burnout, a ser realizada, anualmente, entre 16 a 20 de janeiro.

– Projeto de Lei nº 253/2023, de autoria do vereador Mauricio Lemes (PSB), que institui a campanha Dezembro Verde, de Combate ao Abandono de Animais no município de Dourados e dá outras providências.

– Projeto de Lei nº 001/2024, de autoria do vereador Mauricio Lemes, que acresce dispositivos no art. 5º da Lei nº 5.158 de 16 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a criação do Programa Visão para Todos, que busca oferecer a realização de exames oftalmológicos e fornecimento de óculos gratuitos, anualmente, para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino a partir dos quatro anos de idade.

– Projeto de Lei nº 017/2024, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município, o Dia Municipal do Conselheiro dos Embaixadores do Rei a ser celebrado no dia 14 de fevereiro.

1ª Votação

Em primeira discussão e votação, o plenário acatou 10 projetos de leis, os quais deverão voltar a plenário para a segunda votação e posterior sanção do executivo:

– Projeto de Lei nº 127/2023, de autoria do vereador Marcio Pudim (PSDB), que institui no município de Dourados o atendimento especializado para pessoas com TDAH e Dislexia e outros transtornos de aprendizagem na realização de concursos públicos Municipais e vestibulares.

– Projeto de Lei nº 135/2023, de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PTB), que denomina Residencial José Alves Martins, o atual Loteamento Social Cidadania 08, situado no perímetro urbano de Dourados.

– Projeto de Lei nº 199/2023, de autoria do vereador Mauricio Lemes, que denomina praça Marina Cerzósimo de Resende a praça a ser construída no bairro Vila Toscana.

– Projeto de Lei nº 206/2023, de autoria do vereador Rogério Yuri (PSDB), que cria o Programa de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer no Município de Dourados e dá outras providências.

– Projeto de Lei nº 215/2023, de autoria do vereador Jânio Miguel (PTB), que inclui no calendário oficial de eventos do município o campeonato de futebol da Liga Esportiva Douradense de Amadores, o ‘Amadorzão da Leda’, a ser realizado anualmente entre os meses de abril e agosto.

– Projeto de Lei nº 008/2024, de autoria do vereador Marcelo Mourão (Podemos), que denomina como Rua Robert Trindade Francisco, a Avenida 04 localizada no Distrito Industrial de Dourados, em toda sua extensão.

– Projeto de Lei nº 011/2024, de autoria do vereador Laudir Munaretto, que denomina Julia Maria de Deus a Rua nº 09, em toda sua extensão, no bairro Residencial Colina Park.

– Projeto de Lei nº 012/2024, de autoria do vereador Laudir Munaretto, que denomina João de Deus a Rua nº 08, em toda sua extensão, no bairro Residencial Colina Park.

– Projeto de Lei nº 013/2024, de autoria do vereador Laudir Munaretto, que denomina Natalino Raimundo Tamisari a Rua nº 06, em toda sua extensão, no bairro Residencial Colina Park.

– Projeto de Lei nº 014/2024, de autoria do vereador Laudir Munaretto, que denomina Eunice Benites Ortiz a Rua nº 07, em toda sua extensão, no bairro Residencial Colina Park.

O plenário ainda deliberou pauta de requerimento dos vereadores, a maioria buscando informações junto a órgãos da administração municipal. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rapaz morre em confronto com a PM próximo a motel na MS-306 em MS

Lady Gaga deixa recado no Livro de Ouro do Copacabana Palace: ‘Nunca esqueceremos’

Com mais 8 mortes de idosos, Campo Grande sobe para 94 vítimas de doenças respiratórias

Brasil sobe cinco posições no ranking do IDH e está na 84ª colocação

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões em condomínio de luxo avaliadas em mais de R$ 500 mil

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

Mãe e filho foram obrigados a limpar sangue e levar corpo até córrego por homem que matou ‘Gordinho’

Em inquérito de superlotação, Saúde diz que envia pacientes à Santa Casa em ‘último caso’

Últimas Notícias

Mundo

Alemanha: Merz falha em ser eleito chanceler na 1ª rodada de votação, frustrando expectativas

Ele recebeu 310 votos de um total de 630; Parlamento tem 14 dias para eleger candidato por maioria absoluta

Polícia

VÍDEO: Homem cai de altura de 15 metros sobre marquise de prédio em MS

Homem sofreu várias fraturas

Transparência

Com 1% para cultura e 15% para saúde, Câmara começa a discutir orçamento de 2026

Executivo enviou projeto com diretrizes de como aplicar recursos para o ano de 2026

Política

Professora universitária pode ser a 1ª mulher a comandar o PT de Dourados

A chapa é composta por 56 nomes que concorrem ao Diretório Municipal, Conselho Fiscal e Comissão de Ética e Disciplina