Pular para o conteúdo
Política

Vereadora eleita em Dourados é denunciada pelo MP por falsificação de documento

Ana Paula Benitez Fernandes é acusada de fraudar folha de frequência para proteger servidora enquanto era secretária de educação de Alan Guedes (PP)
Marcos Morandi -
Ana Paula Fernandes, quando participava de evento em escola municipal (foto: reprodução, Instagram)

Vereadora eleita de , Ana Paula Benites Fernandes (Republicanos), 46 anos, foi denunciada pelo MPMS (Ministério Público de ). Ela é acusada por crimes de falsificação de documento público, conforme inquérito assinado pelo promotor Ricardo Rotunno em 29 de outubro.

Conforme o promotor de Justiça, na denúncia de 5 páginas que a reportagem teve acesso, que na época do crime, Ana Paula, ocupava o cargo de secretária de Educação do Alan Guedes (PP), fraudou a folha de frequência para proteger uma servidora pública.

Com essa fraude em documento público, a servidora não teve o desconto do salário dos dias que faltou ao trabalho. Ela, inclusive, admitiu que foi beneficiada pela manobra administrativa.

O caso foi inicialmente denunciado por uma diretora-ajunta de escola municipal de Dourados, além de ser alvo de comentários nas redes sociais, foi parar na 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade e noticiado pelo Jornal Midiamax.

De acordo com a ocorrência, as faltas teriam sido registradas no período de 17 a 21 de julho de 2023 no período vespertino, mas não foram publicadas em Diário Oficial, conforme procedimentos administrativo normais.

Segundo o promotor, “[…] a denunciada, prevalecendo-se de sua posição de funcionária pública, fez inserir declaração falsa, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, em documento público, bem como suprimiu documento público original de que tinha posse”.

Ao ressaltar que a denúncia é baseada em inquérito policial da Polícia Civil, Rottuno também afirma que a ex-secretária fez inserir dados falsos na folha de frequência referente ao mês de julho/23, “a fim de que passasse a constar que esta estaria presente em seu trabalho em datas e horários que sabidamente não estava”, pondera.

Para o promotor, Ana Paula Benites Fernandes incidiu nas condutas descritas nos artigos 299, parágrafo único e 305, na forma do artigo 69, todos do Código Penal, atuando de forma direta mediante ato criminoso, em prejuízo do erário municipal.

“A autoria é certa e recai sobre Ana Paula Benitez Fernandes, que sugeriu/autorizou expressamente a alteração do conteúdo de documento público e promoveu a substituição do verdadeiro, conforme demonstrado pelos elementos de prova coligidos ao feito, tese comprovada pelo Boletim de Ocorrência”, justifica Rottuno.

Ainda segundo ele, o processamento deve ser realizado nos termos dos artigos 394 e seguintes do Código de Processo Penal “para que, ao final, seja julgada procedente a acusação, com a consequente condenação de Ana Paula Benitez Fernandes às penas dos artigos 299, parágrafo único e 305, do Código Penal”

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com vereadora eleita e ex-secretária municipal de educação, Ana Paula Benites Fernandes, para que falasse a respeito da denúncia do MPMS, mas até o momento não se manifestou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

prefeitura de sidrolandia tromper claudinho serra

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Últimas Notícias

Transparência

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

CCR deve obter as licenças para a duplicação dos trechos

Brasil

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Índice subiu 0,33% impulsionado por energia e transporte

Brasil

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Artistas do Centro-Oeste terão a chance de participarem da Feira Internacional da Música do Sul; saiba detalhes do projeto

Polícia

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

‘Matheuzinho’ tentou atacar policiais com uma faca