Três partidos comandam 87% dos municípios de Mato Grosso do Sul

PSDB, PP e MDB estão à frente de 69 das 79 prefeituras do estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

As eleições de 2024 em Mato Grosso do Sul mostraram uma forte concentração de poder político em três partidos: PSDB, PP e MDB, que juntos estão à frente de 69 das 79 prefeituras do estado, representando 87% dos municípios.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O PSDB, apesar de queda no número de prefeituras – de 51 para 44, ainda é o partido com maior representatividade no Estado. Porém, perdeu 13% das prefeituras sob o comando do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB)

No entanto, o destaque foi o crescimento do PP, que saltou de 3 para 15 prefeituras, consolidando-se como uma força política regional significativa. O MDB também apresentou crescimento, passando de 7 para 10 prefeituras.

Outros partidos também mostraram mudanças. O PL, por exemplo, passou de 1 para 5 prefeituras. No entanto, algumas siglas encolheram, como o Podemos e o PSOL, que não elegeram nenhum prefeito, e o PSD, que caiu de 4 para 2 prefeituras. A fusão entre DEM e PSL, que formou o União Brasil, resultou em uma menor presença municipal, com a sigla concorrendo ao segundo turno em Campo Grande, com Rose Modesto (União).

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).

Conteúdos relacionados

lula
ministério