Taquarussu institui o Plano Municipal pela Primeira Infância para os próximos dez anos

A lei entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2025

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
taquarussu prefeitura de taquarussu
Prefeitura de Taquarussu (Foto: Reprodução)

Foi publicada, na edição deste dia 11 de dezembro de 2024 do Diário Oficial da ASSOMASUL (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a Lei Municipal n.º 650/2024, que estabelece o PMPI (Plano Municipal pela Primeira Infância ) do município. A iniciativa pretende garantir a proteção integral e os direitos das crianças de zero a seis anos, alinhando-se aos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança e ao Plano Nacional pela Primeira Infância.

O plano abrange diversas áreas essenciais para o desenvolvimento infantil, como saúde, educação, assistência social e proteção contra violências. As ações serão intersetoriais, com a participação de diferentes secretarias e órgãos, incluindo Educação, Saúde, Meio Ambiente, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O PMPI será implementado ao longo de dez anos, de 2025 a 2035, com metas e ações definidas anualmente, sendo monitorado por um Comitê Municipal Intersetorial Permanente.

A lei também prevê que as ações do plano sejam integradas ao Plano Plurianual e que a execução das atividades tenha acompanhamento constante, garantindo a aplicação efetiva dos recursos públicos em favor das crianças.

A lei entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2025.

Para conferir a publicação completa, clique aqui. O texto está disponível a partir da página 482.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Aves símbolos do Estado e do Pantanal (Reprodução)
Ronaldo Caiado
tre-ms diplomação