Secretários deixam cargos em prefeituras de MS na reta final para disputar eleições

Prazo de afastamento para concorrer como vice-prefeitos encerrou na quinta-feira (6)

Thalya Godoy – 08/06/2024 – 12:01

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Da esquerda para a direita, secretários Nelio e Valdecir. (Reprodução)

A dança das cadeiras nas secretarias municipais do interior de Mato Grosso do Sul encerrou nesta semana para quem tem interesse em concorrer às eleições de 2024. O prazo para que os titulares das pastas deixassem o cargo encerrou na última quinta-feira (6), a quatro meses do primeiro turno, 6 de outubro. 

O secretário municipal de Educação de Eldorado, município a 442 km de Campo Grande, Valdecir Roberto Santussi, pediu para deixar o cargo de titular da pasta e é um dos nomes cotados para ser pré-candidato como vice-prefeito. 

A exoneração a pedido, assinada pelo prefeito Aguinaldo dos Santos, foi publicada no Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), da última sexta-feira (7). Ele foi nomeado em 2017 e os efeitos do decreto de exoneração contam a partir de quinta-feira (6).

Outra prefeitura do interior que exonerou um secretário foi a de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Nélio Saraiva Paim Filho saiu dos cargos que ocupava de Secretário Municipal Interino de Infraestrutura e de Secretário Municipal de Governo. Os efeitos são a partir de quarta-feira (5). Nélio já foi vereador no município.

Eleições de 2024

O Midiamax entrou em contato com os prefeitos para perguntar se as exonerações estão ligadas às eleições de 2024, mas até o momento não obteve resposta da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP). O espaço segue aberto para manifestações. 

O prefeito de Eldorado, Aguinaldo dos Santos, confirmou que a exoneração de Santussi foi visando a disputa eleitoral como vice-prefeito da atual vice-prefeita, Fabiana Lorenci. Contudo, ponderou que ainda serão feitas pesquisas para confirmar a pré-candidatura. 

“Não está nada definido, a gente vai fazer pesquisa que vai apontar quem vai ser. Aí como tem que se afastar, ele se afastou, mas é um nome sim, mas não é que vai ser ele, vai ter uma pesquisa que vai definir, tem vários nomes”, explicou. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok

Conteúdos relacionados