Superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e pré-candidata do União Brasil em Campo Grande nas eleições deste ano, Rose Modesto acompanha nesta sexta-feira (12) agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela última vez à frente da pasta federal antes de se desincompatibilizar para as eleições.

Rose explica que proporcionalmente, Mato Grosso do Sul foi o Estado que melhor conseguiu emplacar frigoríficos para a exportação na China. “É resultado de uma agenda muito forte da Sudeco também. Das 38 plantas, 14 estão na região Centro-Oeste e seis aqui no Estado”.

Modesto aproveitou para comentar as eleições deste ano. “É difícil, temos vários candidatos pelos partidos, mas acredito que sempre tive um ótimo diálogo em Campo Grande e as pesquisas apontam que estamos muito bem”, avaliou.

Agenda de Lula

Lula cumpre agenda em Campo Grande, no frigorífico JBS, às 10 horas. Informação do Planalto é de que nesta sexta-feira ocorre o primeiro embarque de carne para a China após frigoríficos serem habilitados para exportação.

Além da JBS da Capital, outros frigoríficos também foram habilitados para levar carne ao país asiático. A planta é uma das 38 habilitadas pela China para a exportação, em 12 de março. Ao todo, são 24 de processamento de bovinos, 8 de frangos, além de um de termoprocessamento e 5 entrepostos.

Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos. O presidente e comitiva desembarcaram por volta das 9h30 na Base Aérea de Campo Grande.