Pular para o conteúdo
Política

No 1º dia de campanha na TV, candidatos à prefeitura de Campo Grande destacam origens e família

Propaganda eleitoral gratuita na TV teve início nesta sexta-feira (30) e durou 10 minutos
Mariane Chianezi, Thalya Godoy, Beatriz Magalhães, Evelin Cáceres -
(Reprodução, Propaganda eleitoral)

Começou nesta sexta-feira (30) a propaganda eleitoral gratuita veiculada até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições de 2024, marcado para 6 de outubro. A transmissão, com a aparição de cinco candidatos à Prefeitura de Campo Grande começou ao meio-dia, (13h, horário de ), conforme estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

(Reprodução/Propaganda eleitoral)

A primeira a abrir a rodada de transmissão foi a candidata Rose Modesto (União Brasil), que dispôs de 1 minuto e 35 segundos. Se candidatando pela segunda vez à prefeitura, Rose destacou em sua propaganda as melhorias que Campo Grande pode ter diante de sua gestão.

Com imagens do lançamento da campanha, a candidata surgiu ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). “A determinação dessa mulher, colocar a quantidade de gente dessa na rua, mostra a força”, pontua o governador que esteve em agenda em Campo Grande neste mês em evento no Centro da Capital.

Rose cutucou adversários, exaltando a presença de apoiadores no lançamento da campanha, onde foram gravadas as imagens da primeira aparição da campanha eleitoral. “Sem a máquina, sem ameaçar servidor publico para vir. É um presente que recebo e o povo da cidade merece e precisa. Eu farei a melhor gestão que Campo Grande já teve”, disse.

(Reprodução/Propaganda eleitoral)

Segundo na propaganda, o candidato do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o deputado federal Beto Pereira, iniciou a propaganda eleitoral gratuita, nesta sexta-feira, apresentando três jingles de campanha, que falam em renovação e sobre ser campo-grandense “raiz”.

Nascido e criado na Capital, como ele próprio diz, destacou que é trineto do fundador da cidade, José Antônio Pereira. Assim como outros candidatos, o deputado federal ressaltou a importância da família e mostrou imagens reunido com a esposa, filhos, mãe, pai e irmão. O postulante tucano, de 47 anos, também falou sobre a experiência na vida pública, tendo ocupado os cargos de prefeito de , deputado estadual e de deputado federal. Foi emancipado aos 16 anos e tornou-se empresário na época.

Contudo, apesar de frisar que deixou a Prefeitura de Terenos com 94% de aprovação, vale ressaltar que Beto Pereira está na lista do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) de políticos com “contas sujas” devido a irregularidades na gestão do município a 31 km de Campo Grande. O atual deputado federal também falou que pretende trazer um “time forte” para a Prefeitura da Capital, caso seja eleito. “Minha experiência, seriedade e força de trabalho estarão a seu serviço”, afirmou Pereira.

(Reprodução/Propaganda eleitoral)

Terceiro na fila da propaganda eleitoral no 1º dia, em 30 segundos, o candidato do Psol, Luso Queiroz, destacou ser um jovem trabalhador, comerciário da região central, cientista político e candidato à prefeitura de Campo Grande. Dividindo o tempo, a candidata a vice-prefeita, Lya Santos, também se apresentou como mãe, mulher e servidora pública.

(Reprodução/Propaganda eleitoral)

A quarta no horário eleitoral, a prefeita Adriane Lopes (PP), que busca reeleição, optou por iniciar a campanha na TV falando as origens da família, formação e lembrando da época em que a família tinha restaurante e também de memórias de tempo em que vendia sorvetes na Capital. Apadrinhada pela senadora Tereza Cristina (PP) – que inicialmente não apareceu em tela – Adriane buscou evidenciar as obras da gestão como moradia e infraestrutura.

“Meu pai era muito empreendedor. Estudei em escola pública até a 8ª série e passei para Direito em Dourados. Toda sexta eu voltava para Campo Grande para vender sorvete para pagar a faculdade. Aquilo impactou minha história. Quando a gente tem vontade e determinação, as coisas no poder público acontecem”, disse.

(Reprodução/Propaganda eleitoral)

Quinta e última na transmissão desta sexta-feira (30), Camila Jara (PT) destacou as origens familiares para explicar sua luta política. Com analogia ao dito popular de que ‘um fruto nunca cai longe do pé’, Camila lembrou a luta política da sua avó. Sem destacar que é neta de Narcisa Jara, uma das fundadoras do PT (Partido dos Trabalhadores), Camila disse que a avó se juntou a mulheres do bairro para fundar um clube de mães em busca de melhorias.

Lembrou do papel da mãe, professora, e do pai, frente à luta trabalhista, para explicar sua paixão pela política. Destacou que não tinha família tradicional e nem recursos e, mesmo assim, foi eleita a única vereadora de Campo Grande. Trabalho que a levou a ser eleita para deputada federal em Brasília, disse. “Eles seguem duvidando. Mas temos certeza que agora vamos mudar a realidade de Campo Grande juntos. Vamos fazer a diferença”, completou.

Confira a propaganda eleitoral desta sexta-feira (30):

Propaganda eleitoral: tempo de cada candidato

A distribuição do tempo obedece a dois critérios: de todo o tempo de propaganda, 10% deve ser dividido igualmente entre todos os partidos, independentemente de terem representação ou não no Congresso.

Os outros 90% são distribuídos conforme o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados.

Confira como ficou a ordem de exibição do 1º dia, conforme sorteio:

  • UNIDOS POR CAMPO GRANDE (PDT-UNIÃO) – ROSE MODESTO – 1’35”93 (um minuto e 35 segundos) RÁDIO E TV
  • JUNTOS PELA MUDANÇA – (MDB-PL-PODE-PSD-PSB-PSDB-CIDADANIA-REPUBLICANOS-SOLIDARIEDADE) – BETO PEREIRA – 4’58”01 (quatro minutos e 58 segundos) RÁDIO E TV
  • FEDERAÇÃO PSOL/REDE – LUSO QUEIROZ – 27”46 (27 segundos) RÁDIO E TV
  • COLIGAÇÃO SEM MEDO DE FAZER O CERTO (AVANTE-PP-PRD) – ADRIANE LOPES – 1’17”15 (um minutos e 17 segundos) RÁDIO E TV
  • FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL (PT-PCdoB-PV) – CAMILA JARA – 1’41”45 (um minuto e 41 segundos) RÁDIO E TV

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)