Resultado de São Gabriel do Oeste é indefinido até decisão do TSE, explica Contar

O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, detalhou que a situação de São Gabriel do Oeste, que teve resultado das eleições indefinido, depende do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na localidade, que fica a cerca de 130 km de Campo Grande, Leocir Montagna (PSD) obteve 49,38% dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto Divulgação

O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, detalhou que a situação de São Gabriel do Oeste, que teve resultado das eleições indefinido, depende do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na localidade, que fica a cerca de 130 km de Campo Grande, Leocir Montagna (PSD) obteve 49,38% dos votos válidos, correspondentes a 8.043 eleitores. Contudo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que “não há requisitos suficientes para atribuição de eleitos, devido à situação judicial em que a candidatura se encontra”.

Isso porque o candidato está sub judice, ou seja, recorre no TSE de decisão do TRE-MS que barrou sua candidatura.

Assim, o resultado fica indefinido até que a questão seja esclarecida judicialmente. Nesse contexto, em segundo lugar, assumiria o posto o tucano Sérgio Marcon, com 6.911 votos, correspondente a 42,43% dos válidos.

“Não podemos dizer que ele foi eleito, e precisamos entender as coisas para responder objetivamente. O resultado foi divulgado sem determinar um vencedor mais para poder informar o eleitor que ele [Leocir Montagna] obteve 49% dos votos. Mas é uma candidatura sub judice. Não sabemos a condição dessa suspensão eventual. Sabemos que está sob recurso para a corte do TSE”, pontuou.

Candidatura em julgamento

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu por unanimidade cancelar o registro de candidatura de Leocir Montagna para prefeito e Rogério Rohr para vice, ambos do PSD. O indeferimento acontece a pedido da própria executiva estadual do PSD (Partido Social Democrático).

Conforme os autos, o diretório do partido havia indicado que no município não houvesse candidatura própria para prefeito. No entanto, em convenção no dia 3 de julho, a comissão provisória municipal lançou chapa na majoritária e para vereadores.

Após convenção, o PSD Estadual entrou com recurso em 2ª instância. Em sessão do pleno do TRE-MS no último dia 23 decidiu por unanimidade aceitar o recurso que pede o cancelamento do registro de candidatura de Leocir e Rogério.

“À unanimidade e contrariando o parecer ministerial, este Tribunal Regional deu provimento ao recurso eleitoral, para anular a convenção partidária realizada pela Comissão Provisória do Partido Social Democrático (PSD) de São Gabriel do Oeste e deu provimento ao recurso eleitoral para indeferir o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários-DRAP da Comissão Provisória do Partido Social Democrático (PSD) de São Gabriel do Oeste e, por conseguinte das candidaturas majoritárias a ele vinculados, nos termos do voto do relator”, consta na decisão.

A chapa recorreu da decisão no TSE.

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 2 milhões de eleitores de 79 municípios comparecem às urnas no domingo (6).

⚠️ Flagrou alguma irregularidade durante as eleições? Clique aqui e fale com nossos jornalistas

Conteúdos relacionados