A ‘queda de braço’ entre PP e PSDB segue forte na Câmara de Campo Grande. A Prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP), que deve concorrer às eleições municipais de 2024, promete ter o maior apoio entre os vereadores. Após um ato de filiação, o Progressista totaliza cinco cadeiras do mesmo partido na Casa de Leis, mas parlamentares de outras siglas garantem apoio à Chefe do Executivo.

Os vereadores Valdir Gomes, Delei Pinheiro, Beto Avelar e Professor Riverton, que eram do PSD, partido do ex-prefeito de Campo Grande, Maquinhos Trad, mudaram de sigla. Nesta semana, em um ato de filiação que contou com a senadora Tereza Cristina, todos migraram para o PP.

Além dos quatro vereadores filiados, a prefeita também conta com o apoio de João Rocha (PP) que retornou para a Câmara após deixar o cargo no Executivo.

Apesar de não serem do mesmo partido de Adriane, a Chefe do Executivo conta inclusive com o apoio dos ‘ex-patriotas’ Edu Miranda e Sandro Benites, que devem migrar para o Avante.

Os parlamentares Tiago Vargas (PSD) e Marcos Tabosa (PSB) também têm prestado apoio as ações da prefeita na Casa de Leis.

Apesar da base da prefeita estar sólida, o PSDB, partido do pré-candidato à cadeira da chefia da prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira, também promete ‘arrastar’ vários vereadores da Câmara. Até o momento, a sigla conta com seis cadeiras confirmadas da Casa de Leis.

O vereador Papy, que era presidente estadual do Solidariedade, deixou o partido para a sigla tucana na semana passada. Victor Rocha (PP), que ainda compõe o grupo da prefeita, já anunciou a saída para o PSDB.

Os parlamentares Professor Juari, Claudinho Serra já eram do partido tucano e não pretendem mudar de sigla. William Maksoud era filiado ao ‘ex-PTB’ e nesta semana também se filiou ao PSDB.

O vereador Zé da Farmácia, que ainda é do Podemos, já até marcou a data de filiação para migrar ao partido tucano. O ato será realizado nesta quinta-feira (14), juntamente com o vereador Victor Rocha.

Silvio Pitu (PSD) é mais um nome cotado para compor a base tucana na Câmara, mas o vereador ainda não confirma a mudança. O parlamentar diz que pretende migrar, mas ressalta que ainda não definiu o partido.

Janela partidária

Desde o último dia 7 de março, começou o prazo da janela partidária, período em que é permitida a troca de partido sem perda de mandato a ocupantes de cargos eletivos em pleitos proporcionais.

O período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições municipais sem perder o mandato encerra no dia 5 de abril.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Até lá, os parlamentares negociam com os partidos essas mudanças, em busca de maior vantagem no pleito, viabilidade eleitoral e apoio financeiro.