Pular para o conteúdo
Política

‘Queda de Braço’ entre PSDB e PP continua na Câmara, mas Adriane Lopes segue com maior apoio da Casa

Após um ato de filiação, o Progressistas totaliza cinco cadeiras do mesmo partido na Casa de Leis, mas parlamentares de outras siglas garantem apoio à Chefe do Executivo
Anna Gomes -
(Arquivo Midiamax)

A ‘queda de braço’ entre PP e PSDB segue forte na Câmara de . A Prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP), que deve concorrer às eleições municipais de 2024, promete ter o maior apoio entre os vereadores. Após um ato de filiação, o Progressista totaliza cinco cadeiras do mesmo partido na Casa de Leis, mas parlamentares de outras siglas garantem apoio à Chefe do Executivo.

Os vereadores Valdir Gomes, Delei Pinheiro, Beto Avelar e Professor Riverton, que eram do PSD, partido do ex-prefeito de Campo Grande, Maquinhos Trad, mudaram de sigla. Nesta semana, em um ato de filiação que contou com a senadora Tereza Cristina, todos migraram para o PP.

Além dos quatro vereadores filiados, a prefeita também conta com o apoio de João Rocha (PP) que retornou para a Câmara após deixar o cargo no Executivo.

Apesar de não serem do mesmo partido de Adriane, a Chefe do Executivo conta inclusive com o apoio dos ‘ex-patriotas’ Edu e Sandro Benites, que devem migrar para o Avante.

Os parlamentares Tiago Vargas (PSD) e Marcos Tabosa (PSB) também têm prestado apoio as ações da prefeita na Casa de Leis.

Apesar da base da prefeita estar sólida, o PSDB, partido do pré-candidato à cadeira da chefia da prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira, também promete ‘arrastar’ vários vereadores da Câmara. Até o momento, a sigla conta com seis cadeiras confirmadas da Casa de Leis.

O vereador Papy, que era presidente estadual do Solidariedade, deixou o partido para a sigla tucana na semana passada. Victor Rocha (PP), que ainda compõe o grupo da prefeita, já anunciou a saída para o PSDB.

Os parlamentares Professor Juari, Claudinho Serra já eram do partido tucano e não pretendem mudar de sigla. William Maksoud era filiado ao ‘ex-PTB’ e nesta semana também se filiou ao PSDB.

O vereador Zé da Farmácia, que ainda é do Podemos, já até marcou a data de filiação para migrar ao partido tucano. O ato será realizado nesta quinta-feira (14), juntamente com o vereador Victor Rocha.

Silvio Pitu (PSD) é mais um nome cotado para compor a base tucana na Câmara, mas o vereador ainda não confirma a mudança. O parlamentar diz que pretende migrar, mas ressalta que ainda não definiu o partido.

Janela partidária

Desde o último dia 7 de março, começou o prazo da janela partidária, período em que é permitida a troca de partido sem perda de mandato a ocupantes de cargos eletivos em pleitos proporcionais.

O período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições municipais sem perder o mandato encerra no dia 5 de abril.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Até lá, os parlamentares negociam com os partidos essas mudanças, em busca de maior vantagem no pleito, viabilidade eleitoral e apoio financeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina