Pular para o conteúdo
Política

Procuradoria-Geral lança plataforma para tirar dúvidas sobre as eleições de 2024

Portal é destinado aos gestores da administração pública
Karine Alencar -
Urnas eletrônicas (Agência Brasil)

A PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado) lançou serviços de plantão tira-dúvidas para esclarecer questionamentos relacionados às eleições de 2024. Por lá, os interessados poderão encaminhar perguntas por meio de um formulário.

O portal é destinado aos gestores da administração pública estadual. Para mandar perguntas sobre o pleito, basta acessar este link e preencher a ficha com o nome, número de matrícula, lotação, e-mail utilizado atualmente, e órgão do qual faz parte. Depois, é só finalizar o questionário e enviar.

As questões colocadas no tira-dúvidas das eleições de 2024, serão analisadas pela PEL (Procuradoria de Assuntos Eleitorais) e respondidas em até 2 dias úteis. Nos casos em que for detectada a necessidade de parecer jurídico, a demanda será devolvida com uma observação.

A plataforma mira facilitar a comunicação entre a Procuradoria e os gestores públicos, além de proporcionar rapidez na prestação de orientações. Assim, a Procuradoria reduz os problemas de acesso ao assessoramento e à consultoria jurídica, facilitando a comunicação para as eleições de 2024.

O procurador-geral adjunto do Consultivo, Ivanildo Costa, considera que os serviços poderão resolver questões eleitorais que não demandem a elaboração de parecer jurídico. “O plantão tira-dúvidas eleitoral é mais um instrumento colocado à disposição dos gestores estaduais e que visa contribuir para a correta atuação das questões do Estado em face das normas eleitorais, tendo em vista as eleições municipais de 2024”, explicou.

Ele reforça que o link para preenchimento do formulário será disponibilizado aos gestores de cada Secretaria de Estado e Entidade Pública. “Com este canal, a Procuradoria mais uma vez vem contribuir com a condução segura da gestão administrativa estadual, confirmando assim seu papel de auxiliar juridicamente o Poder Público na efetivação das políticas públicas”, pontua Ivanildo Costa.

A PEL é uma Procuradoria Especializada da PGE-MS com competências específicas no âmbito eleitoral. O órgão é responsável por atuar em processos judiciais e administrativos referentes às eleições, dando ênfase na parte consultiva eleitoral e na atualização do Manual de Conduta Eleitoral, além de desenvolver outras atividades por determinação do procurador-geral do Estado.

“Nossa principal função é fornecer orientação jurídica e direcionar a conduta dos agentes públicos estaduais, esclarecendo o que é permitido ou proibido fazer. Em ano de eleições municipais, como será em 2024, nosso trabalho é essencial para garantir que as ações dos agentes públicos estejam conforme a legislação eleitoral, respeitando suas possibilidades e limitações”, comentou.

Os gestores públicos da Administração Pública Estadual interessados em sanar dúvidas a respeito das eleições municipais de 2024 podem acessar o formulário clicando aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Últimas Notícias

Polícia

Líder do PCC, Piloto é condenado por assassinato de jovem ocorrido em cadeia no Paraguai

O crime teria sido cometido para impedir a extradição de Piloto para o Brasil

Cotidiano

VÍDEO: moradores de assentamento combatem incêndios em vegetação

As chamas se iniciaram por volta das 15 horas

Polícia

PRF e PM apreendem 1,3 tonelada de maconha após fuga na BR-267

No carro foram encontrados os tabletes de maconha

Brasil

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

7,8 mil vagas de mestrado e doutorado gratuitas a docentes