Presidente do TRE-MS destaca tranquilidade e rapidez no primeiro turno das eleições em MS

Demora na divulgação de vereadores na Capital ocorreu devido à problema na transmissão de dados, relatou o desembargador

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carlos Eduardo Contar presidente TRE-MS
O presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar (Henrique Arakaki, Midiamax)

O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, celebrou o fim do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 destacando a segurança e celeridade na resolução de eventuais problemas. Neste domingo, eleitores votaram das 7h às 16h, o que possibilitou resultado das urnas antes das 19h na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul.

Ao Jornal Midiamax, o desembargador explicou que a demora no anúncio de vereadores eleitos em Campo Grande ocorreu devido a um problema no sistema de transmissão das urnas. Neste caso, os dados são transferidos na TRE-MS.

“As urnas tiveram que ser trazidas aqui para o TRE para finalizar a contagem. Nós a aguardamos para divulgar a relação de eleitos. Na majoritária já estava definido”, pontuou.

Eleições tranquilas, avalia presidente

Contar avaliou que o processo democrático em Mato Grosso do Sul correu com rapidez e segurança nas seções eleitorais.

“As eleições ocorreram muito bem, mais do que esperávamos, porque sempre existe algum contratempo. Porém, no caso de Mato Grosso do Sul, isso não ocorreu. Antes da abertura das seções e até agora, ao final, ocorreu tudo mais perfeito do que esperávamos. Realmente, tivemos uma eleição muito tranquila, tanto na capital quanto no interior”, pontuou.

Membros do TRE-MS
Membros do TRE-MS durante o anúncio oficial das eleições em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

“Andei desde a periferia até a área central, fui a alguns pontos. Achei totalmente calmo, sem nenhum contratempo, as seções tranquilas. Não tivemos relato de nenhum caso de violência, nem na Capital, nem no interior”, acrescentou.

O presidente do TRE-MS também pontuou que conta com a colaboração das eleitas em Campo Grande – onde haverá segundo turno – e dos eleitores para que a tranquilidade se mantenha no segundo turno que ocorrerá no próximo dia 27.

“Torço para que as candidatas continuem contribuindo para que nós tenhamos uma eleição realmente tranquila. Não só as candidatas, mas que o eleitorado também participe e continue atuando como atuou, defendendo os seus candidatos, mas sem radicalismo”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Segundo turno terá disputa inédita em Campo Grande

Uma disputa inédita. Pela primeira vez, a corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura Municipal de Campo Grande será disputada por duas mulheres: Adriane Lopes (PP) – que disputa reeleição – e Rose Modesto (União Brasil).

Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos neste domingo (6). Na chapa de Adriane, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante) concorre como vice.

Enquanto Rose Modesto recebeu 131.525 votos no primeiro turno. Assim, representa 29,56% dos votos válidos para a prefeitura de Campo Grande. O vice na chapa de Rose Modesto é Roberto Oshiro (União Brasil).

As candidatas se mantiveram na frente da contagem de votos durante toda a apuração. A primeira parcial disponibilizada pela Justiça Eleitoral apontou Adriane e Rose como as mais bem colocadas em Campo Grande.

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).

Conteúdos relacionados