Prefeito vira alvo de pedido de indeferimento de candidatura para reeleição em Ivinhema

Empresário alega que prefeito seria inelegível por ter condenação com trânsito em julgado no STJ

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
prefeito condenação
Prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PSDB). (Reprodução Redes Sociais)

O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PSDB), virou alvo de pedido de impugnação de candidatura para as eleições de 2024. A notícia de inelegibilidade pede o indeferimento do registro do atual chefe do executivo, que busca a reeleição, por ter uma condenação transitada em julgado no STJ (Supremo Tribunal de Justiça). 

A ação foi aberta pelo empresário Adriano Nunes da Silva no último dia 6 de agosto. A condenação criminal apontada no processo trata-se de um episódio ocorrido em 2015, quando Ferro era vereador e teria feito disparo de arma de fogo para abrir uma garrafa de cerveja durante uma festa entre amigos em uma chácara. 

O atual prefeito entrou com vários recursos, mas acabou condenado pelo STJ. A sentença transitou em julgado em 9 de maio deste ano. O processo tramita agora no STF (Supremo Tribunal Federal). 

Pela posse de arma de fogo, o vereador foi condenado a um ano e dois meses de detenção e pelo disparo a mais dois anos e quatro meses. Somadas, as penas chegaram a 3 anos e seis meses, ambas em regime semiaberto, mas foram reduzidas para 3 anos.

A ação que pede a inelegibilidade do atual prefeito usa desta condenação para pedir a impugnação da candidatura, mesmo que o processo ainda não tenha sido encerrado.

“Ocorre que o fato de que o candidato tenha recurso a ser julgado em outro tribunal, não afasta a pretensão executória do Estado, não extingue os efeitos secundários da condenação, aí inserida a inelegibilidade o que é o caso impugnado”, argumenta na petição. 

Em consulta ao DivulgaCand, na manhã desta terça-feira (14), já consta o registro de candidatura de Juliano Ferro para disputar as eleições municipais. A coligação é formada por Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PP / PSD / PODE / PL.

O juiz que cuida do caso deu sete dias para que o atual prefeito de Ivinhema apresente defesa. Em conversa com o Midiamax, Juliano Ferro, afirma que a ação não é transitada em julgado porque está no STF e que o processo de pedido de impugnação tem viés político. 

“O candidato quando é fraco fica correndo atrás de tirar seu oponente pelo tapetão. E aqui em Ivinhema a gente vê que os nossos adversários primeiro fugiram de uma disputa com a gente e aí colocaram um ‘boi de piranha’ [sic] para tentar tirar no tapetão […] e mesmo sendo condenado não se enquadra em inelegibilidade esse processo que tá rodando contra minha pessoa”, alegou o prefeito. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

Comissão de Ética da Prefeitura de Brasilândia fez recomendação sobre advertências (PMB, Divulgação)
eleições suplementares