Pular para o conteúdo
Política

Prazo da janela partidária encerra nesta semana e 16 dos 29 vereadores de Campo Grande trocam de sigla

O prazo teve início no dia 7 de março e termina na próxima sexta-feira
Anna Gomes -
(Nathália Alcântara-Midiamax)

Começou a última semana da janela partidária e pelo menos 16 dos 29 vereadores de já trocaram de partido. O prazo teve início no dia 7 de março e termina na próxima sexta-feira (5).

A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro. De modo geral, é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Em Campo Grande, mais da metade dos parlamentares trocou de sigla mesmo antes do prazo determinado para trocas de partido terminar.

O PSD foi a sigla que mais teve mudanças. Com a janela, das oito cadeiras que o partido ocupava na Casa, agora, restam apenas duas. Beto Avelar, Delei Pinheiro, Professor Riverton, Valdir Gomes e Tiago Vargas saíram do PSD e migraram para a sigla da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o PP. O partido Progressista ainda conta com João Rocha, que deixou a secretaria de governo e voltou para a Câmara com a intenção de disputar as .

No PSD, continua Otávio Trad e agora conta com Gilmar da Cruz, que deixou o Republicanos. A sigla também tinha a cadeira do vereador Silvio Pitu, que vai deixar o PSD para se filiar ao PSDB.

A queda de braço na Casa de Leis segue acirrada entre PP e PSDB. O vereador Victor Rocha deixou o Progressista e migrou para a sigla tucana. Os parlamentares que já eram do PSDB, Claudinho Serra e Professor Juari, seguem no partido.

Zé da Farmácia, que era do Podemos, agora faz parte do time do PSDB. O vereador Papy, ex-presidente estadual do Solidariedade, deixou o partido e se filiou à sigla tucana. Willian Maksoud, ‘ex-PTB’ também se filiou ao PSDB.

Na última semana, Dr. Sandro Benites, que ficou sem partido devido à fusão do Patriota com o PTB, também se filiou ao PP. Marcos Tabosa, que era do PDT, até cogitou ir para o PSB, mas se filiou ao PP. Sendo assim, até esta segunda-feira (1), o Progressista conta com 8 cadeiras e o PSDB tem 7.

O MDB também contou com reforço de mais uma cadeira. O vereador Coringa, que era presidente municipal do PSD, migrou para o partido emedebista. Dr. Loeste e Dr. Jamal continuam na sigla.

Parlamentares do Podemos, Ronilço Guerreiro e Clodoilson Pires alegam que não pretendem deixar o partido. O PSB, sigla do presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, continua com uma cadeira na Câmara.

Os vereadores do PT, Ayrton Araújo e Luiza Ribeiro, não devem deixar a sigla. O União Brasil tem apenas uma cadeira na Câmara. O vereador Alírio Villasanti disse que, apesar de comentar estar em negociação com o PSDB, não deve deixar o partido.

O vereador professor André Luís teve sua pré-candidatura à prefeitura da Capital lançada pelo Rede Sustentabilidade, mas decidiu mudar de partido e se filiou ao PRD, sigla que surgiu após a fusão do Patriota com o PTB.

O vereador Edu , que era do Patriota e ficou sem partido devido à fusão, disse ao Midiamax que vai se filiar ao Avante. Betinho, do Republicanos, também não pretende deixar a sigla.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

são gabriel do oeste licitação saúde

Denúncia de irregularidade suspende licitação para saúde de São Gabriel do Oeste

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

lula carne trump

Trump diz que Lula pode ligar para ele ‘a qualquer momento’

Últimas Notícias

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais

Polícia

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Suspeito foi preso nesta sexta-feira (1º), cinco anos após o crime

Cotidiano

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Viação Cidade de Três Lagoas, que assumiu o serviço, alerta que cartão do transporte coletivo antigo deixará de ter validade após o prazo