O PP (Partido Progressistas) marcou a data da convenção partidária em Campo Grande. O partido deve confirmar Adriane Lopes como candidata à reeleição a prefeita do município.

A convenção acontecerá em 3 de agosto, em um sábado. O dia escolhido pelo partido é um dos últimos liberados pela Justiça Eleitoral para convenções, já que o prazo é 5 de agosto.

O secretário de Governo de Campo Grande, Marco Aurélio Santullo, disse ao Midiamax que o evento deve contar com presença de nomes da executiva nacional do PP. No entanto, ainda não há confirmação das presenças.

TSE define regras para convenção

Conforme as datas definidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador entre 20 de julho e 5 de agosto.

As convenções partidárias são as reuniões internas do partido para deliberar e escolher os candidatos que disputarão as eleições.

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até o dia 15 de agosto para registrar o nome dos candidatos na Justiça Eleitoral. Assim, o Tribunal deverá divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido até dia 20 de agosto.

O percentual por partido deverá definir a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC. Esses são calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI) no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).