Vereadores do PP e Avante decidiram sobre as eleições para Mesa Diretora da Câmara de Campo Grande e devem concorrer aos cargos. A chapa proposta pelos parlamentares terá Beto Avelar (PP) como candidato à presidência da Casa de Leis em 2025.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“Nós conversamos entre os vereadores e chegamos a um consenso, eu acho que está praticamente sacramentado, vai ser o meu nome e nós estamos com uma chapa para a presidência da Câmara”, disse Beto ao Jornal Midiamax nesta quinta-feira (19).
O martelo sobre a chapa foi batido nesta quinta-feira (19) pelos seis vereadores, quatro do PP e dois do Avante. Líder da prefeita Adriane Lopes (PP) na Câmara, Beto Avelar já anunciava a possibilidade de disputa pelo protagonismo no Legislativo da Capital.
Demais cargos ainda serão alinhados pelos vereadores dos partidos, que decidirão sobre a Mesa Diretora em 1º de janeiro de 2025. A data também será marcada pela posse dos 29 parlamentares que integram o Legislativo de Campo Grande a partir do próximo ano.
Beto confirmou seis vereadores no projeto de chapa e a busca por apoio. “Nós já temos seis vereadores e agora estamos conversando de forma individual. A partir de hoje devemos começar essa conversa e verificar qual a perspectiva de cada vereador, se tiver o perfil e a vontade vamos convidar para compor também essa mesa”, detalhou.
Por fim, comentou sobre quem ocupará a primeira secretaria. “Existe um compromisso tanto da Adriane Lopes quanto da Tereza Cristina que seria destinada ao Carlão”, lembrou. Então, afirmou que devem convidar “o Carlão e disponibilizando para ele essa primeira secretaria”.
Vereador contesta
Contudo, o candidato eleito como vereador pelo Avante, Wilson Lands, contesta essa informação e alega que os parlamentares da sigla não foram consultados pelo PP sobre as eleições da Mesa Diretora. “Desconheço essa informação, pois a bancada do Avante não foi consultada e não tivemos nenhuma reunião para tratar desse assunto”, alega.
A última reunião entre eles teria sido em novembro. “Vereador do PP fala pelo PP e vereador do Avante fala pelo Avante. Me causa estranheza essa fala sem nosso conhecimento”, finaliza.
O Midiamax também tentou contato com o vereador Leinha para perguntar sobre o assunto, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.
Chapa para presidência
A presidência será disputada entre o candidato do PP e do PSDB, inicialmente. Isso porque o vereador Papy (PSDB) articula chapa na Câmara com outros partidos.
Durante a diplomação nesta quarta-feira (18), disse ao Midiamax que está ‘pronto para disputa’ com o PP. Contudo, tentaria consenso para eleição na Casa de Leis.
“A ideia é o consenso, mas se não for possível, não tem problema também, acho que estamos preparados para disputa”, defendeu o vereador.
Neste sentido, Papy destacou que a chapa tem apoio de diversos partidos. “A nossa chapa, minha, do presidente Carlão, é uma chapa de coalizão, onde você tem o PT, você tem o PL, onde já está sendo respeitadas bancadas, respeitadas diferentes ideologias e pensamentos”.
Então, os candidatos anunciados devem aproveitar o recesso para alinhamentos sobre a votação, que ocorre em menos de duas semanas.
*Matéria atualizada às 08h53 do dia 20 de dezembro de 2024 para acrescentar o posicionamento do vereador do Avante.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.