Por irregularidade em gastos, TRE-MS reprova contas de suplente de vereador em Ponta Porã

Candidato concorreu pelo Republicanos no município

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tre-ms santinhos
Tribunal Regional Eleitoral de MS em Campo Grande. (Marcos Erminio, Midiamax)

O candidato Eliel Ximenes (Republicanos) teve as contas reprovadas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Eliel concorreu a vereador em Ponta Porã, a 339 quilômetros de Campo Grande.

Com 191 votos nas Eleições de 2024, Eliel conseguiu se qualificar para quarto suplente do Republicanos no município. A Câmara de Ponta Porã terá dois representantes da legenda, que foram eleitos no mesmo pleito.

A decisão sobre prestação de contas consta no DJEMS (Diário da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Assim, o TRE-MS afirmou que o “candidato não apresentou contrato de locação/cessão de veículo compatível com relatório de valor dos combustíveis adquiridos semanalmente”.

Além disso, apontou que o relatório conclusivo constatou divergência entre a movimentação financeira registrada na prestação de contas. Isso porque fez transferência no valor de R$ 240 conta física ao invés de pessoa jurídica declarada para o pagamento com publicidade.

“Sobre a movimentação financeira, o candidato esclareceu que a transferência ocorreu por equívoco”, pontuou o TRE-MS. Contudo, destacou que os gastos com combustíveis apresentaram irregularidades.

“O candidato não apresentou contrato de locação/cessão de veículo que fosse compatível com o volume e o valor dos combustíveis adquirido semanalmente, ou qualquer justificativa a esse respeito, tendo apenas recolhido o valor de R$ 1.857,10 relativo aos gastos com combustíveis ao Tesouro Nacional”, justificou.

Neste sentido, o MPE (Ministério Público Eleitoral) apontou “omissões e falhas da prestação de contas” do candidato. Então, a juíza eleitoral Sabrina João desaprovou a prestação de contas de Eliel.

O candidato foi acionado pela reportagem por meio de telefone cadastrado junto à Justiça Eleitoral. Até a publicação desta matéria não houve retorno da parte.

O Jornal Midiamax destaca que a reportagem foi escrita com base em fonte zero — publicação em diário oficial — e está passível de alteração para acréscimo do posicionamento da parte.

Conteúdos relacionados

prefeito corumbá