Podemos lança candidatura de Soraya Thronicke à presidência do Senado
A senadora de MS deve enfrentar outros três senadores na corrida à cadeira da presidência
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Podemos anunciou a candidatura da senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, à presidência do Senado. A senadora deve enfrentar Davi Alcolumbre (União-AP), Eliziane Gama (PSD-MA) e o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN).
O Senado brasileiro nunca foi presidido por uma mulher. A única com candidatura lançada oficialmente até então, Soraya será apenas a segunda mulher a concorrer ao posto. Em 2021, a então senadora por MS, Simone Tebet (MDB) perdeu a disputa para Rodrigo Pacheco (PSD/MG), que comanda a casa.
O anúncio foi feito pela presidente do Podemos, Renata Abreu, durante evento do Podemos Mulher, em São Paulo, no sábado (9). “Vamos começar um movimento de organização de campanha, de um por um. E sonhamos sim em eleger a primeira senadora mulher na presidência do Senado. Porque a gente tem coragem”, afirmou Abreu.
Nas redes sociais, a senadora comentou sobre a candidatura. “Hoje as mulheres têm uma parca representação o Senado. Hoje somos 15 com a entrada dessas suplentes, mas na Mesa Diretora, na vice-presidência, não somos representadas. A gente precisa se colocar”, disse.
O atual mandato de Pacheco vai até o fim de 2024 e a eleição será realizada no começo de 2025.
Notícias mais lidas agora
- Catafalco: Traficantes usavam carro de funerária para transportar cocaína e maconha em MS
- Famoso por abrigar Park’s Bar por mais de 30 anos, espaço no Itanhangá Park será sede cultural da ACP
- ‘Você não é mulher’: Médico se nega a dar resultado de exame e diz que RG é falso
- Mato Grosso do Sul investiga primeira morte por dengue em 2025
Últimas Notícias
Rodada do campeonato sul-mato-grossense terá partidas valendo a liderança na Série A
O primeiro jogo da rodada, entre Douradão e Coxim, terá início às 15h30 desta quarta-feira (05)
Ministra comemora resultados do Concurso Unificado e antecipa novo edital para 2025
Esther Dweck confirmou edital do segundo ‘Enem dos Concursos’ até o final do primeiro trimestre
Mato toma conta da Praça do Pequi e preocupa moradores no Arnaldo Estevão de Figueiredo
Moradores denunciam situação de abandono na qual se encontra a área pública
Atenção, tutores! CCZ oferta 5 vagas presenciais para castração de felinos em Campo Grande
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, por ordem de chegada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.