Pular para o conteúdo
Política

PL deve anunciar Rafael Tavares como o pré-candidato do partido à prefeitura nesta semana

Presidente municipal do partido, Tenente Portela, disse que Tavares é o nome preferido para pré-candidatura do PL em Campo Grande
Mariane Chianezi -

Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL (Partido Liberal) deve anunciar nesta semana o nome do ex-deputado estadual Rafael Tavares como pré-candidato à prefeitura de .

Ao Jornal Midiamax, o presidente do diretório municipal, Tenente Portela, disse que Tavares é o nome preferido dele e também do deputado federal e presidente estadual da sigla, Marcos Pollon. No entanto, quem deve bater o martelo sobre o nome que deverá ser lançado pelo PL na corrida à Prefeitura Municipal é Waldemar da Costa Neto, presidente nacional, e Bolsonaro.

“Essa decisão passa pelo Waldemar, pelo Bolsonaro, pelo deputado federal Marcos Pollon. Tavares está como pré-candidato, mas ainda não posso bater o martelo. Não é uma decisão só do Tenente Portela. Ele [Tavares] é um excelente candidato, tem potencial. O PL vai ter candidato próprio. Hoje ele [Tavares] tem meu apoio e o Pollon já disse que também é o preferido dele”, disse.

Na última semana, Pollon comentou sobre a possibilidade de Tavares ser o nome do partido a concorrer ao Município.

“Ele foi ferroado com o mesmo ferrão que ferroaram o Bolsonaro. Tiraram alguém da direita para colocar alguém de esquerda. Isso é um elemento que cativa o coração do eleitor. Acho isso um valor muito importante e isso não pode ser levado em segundo plano”, disse.

À reportagem, Rafael Tavares disse que tem o apoio de Portela, Pollon e de Jair Bolsonaro para se lançar pré-candidato. Na última semana, Tavares, que teve mandato cassado como deputado após erro do PRTB, teve filiação no PL assinada pelo ex-presidente.

A data para o anúncio, segundo Tavares, deve ser anunciada nesta semana pelo partido.

Saída do PRTB e filiação ao PL

O ato de filiação de Tavares foi divulgado pelo perfil do ex-deputado na última terça-feira (12). A filiação acontece um mês após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgar a decisão que confirmou a cassação do mandato do deputado estadual. A sentença indeferiu os recursos do parlamentar e cita ‘clara intenção de burlar a lei’ pelo partido.

O ministro relator, Raul Araújo, cita a prática de abuso de poder e fraude na cota de gênero, com candidaturas fictícias. O relatório relembra os fatos constatados nas Eleições de 2022, para o cargo de deputado estadual.

“O partido réu indicou 2 candidaturas femininas fictícias e fraudulentas. Assentou que a agremiação apresentou seu DRAP contendo 25 candidatos a deputado estadual, sendo 17 homens e 8 mulheres. No entanto, foi constatado que a legenda participou das eleições com 16 candidaturas masculinas, tendo em vista que 1 candidato do sexo masculino também teve seu registro indeferido, e apenas 6 candidaturas femininas, descumprindo o disposto no art. 10, § 3º, da Lei nº 9.504/1997”.

Assim, o ministro aponta que as duas candidaturas femininas tiveram como fim burlar a regra da lei.

Com a saída de Tavares, Paulo Duarte assumiu vaga na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O deputado do PSB terá uma cadeira na Assembleia após obter 16.663 votos. Tavares havia sido eleito com 18.224 votos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Leilão do Detran tem Ford Ranger com lance inicial de R$ 20 mil

bruno henrique

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

Coronel David convoca apoiadores da direita para buzinaço neste domingo

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço

Últimas Notícias

Cotidiano

Sábado será de tempo firme e máxima deve alcançar os 35ºC em MS

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) ressalta que os níveis de umidade relativa do ar devem variar entre 15% e 35%

Sem Categoria

Homem é preso em Dourados após invadir frigorífico com barra de ferro

Acusado se recusou a fornecer dados pessoais e se identificou como ‘justiceiro’

Sérgio Cruz - O dia na história

1866 – Soldados paraguaios deixam Nioaque de volta a Assunção

Após ocupar a vila por quase dois anos, o exército de Solano Lopes abandona-a

Brasil

VÍDEO: Advogado é enviado pela OAB-MT para acompanhar operação e acaba preso

Foi designado pela OAB-MT para acompanhar o andamento da operação quando foi preso