Pular para o conteúdo
Política

PL assegura acesso gratuito a eventos socioculturais para pessoas com deficiência em MS

O projeto ainda será analisado nas comissões da ALEMS antes de seguir para votação
Schimene Weber -
Autor do PL é o Professor Rinaldo Modesto (Podemos) (Divulgação, ALEMS)

Está em tramitação na (Assembleia Legislativa de ) o Projeto de Lei 259/2024, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (), que propõe a criação do Passe Livre Cultural. A iniciativa visa garantir o acesso gratuito de pessoas com deficiência (PcD) a eventos socioculturais realizados em espaços públicos e privados em todo o estado.

O projeto estabelece que pessoas com deficiência, que comprovem uma renda familiar per capita de até três salários mínimos, poderão participar sem custos de atividades culturais, como shows, peças de teatro, exposições, entre outras. Além disso, será garantido o Passe Livre também para o acompanhante das pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, física, mobilidade reduzida, autismo ou outras condições que necessitem de assistência para o deslocamento e participação nos eventos.

Em sua justificativa, o deputado destaca que o acesso será condicionado à inscrição em um cadastro público, por meio do qual os beneficiários receberão uma carteira de identificação digital ou tradicional. Essa identificação será exigida para garantir o ingresso gratuito nas atividades culturais.

O texto da proposta ainda prevê que, nos eventos, as condições de acessibilidade e espaços reservados para as pessoas com deficiência sejam devidamente observadas, para que possam participar com conforto e segurança.

Dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Mato Grosso do Sul conta com 236 mil pessoas com deficiência, sendo 63% delas com algum tipo de limitação funcional. O levantamento também revela que a maioria das pessoas com deficiência tem entre 60 e 69 anos (20,2%), seguida pela faixa etária de 70 a 79 anos (14,3%).

O projeto ainda será analisado nas comissões da ALEMS antes de seguir para votação. Se aprovado, ele poderá trazer avanços significativos na inclusão social das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai fazer churrasco no Dia dos Pais? Confira quanto a celebração pode custar em Campo Grande

Amigos estavam em show de Thiaguinho antes de assessor ser atropelado na Avenida Ernesto Geisel

Coloque na agenda: Feirão da AACC/MS acontece nesta semana com mais de 3 mil itens

Grávida, esposa de astro da NBA é atacada por tubarão: ‘Pior dia da minha vida’

Notícias mais lidas agora

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Bolsonaristas fazem buzinaço pela anistia em Campo Grande

Amigos estavam em show de Thiaguinho antes de assessor ser atropelado na Avenida Ernesto Geisel

CCZ vacina cães e gatos na região do Segredo a partir desta segunda

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘É só recolocar a ripa’: o que leva uma pessoa a querer se livrar de um colchão velho e dizer que é doação

Neurocientista explica possíveis motivos e também comenta sobre 'falsa generosidade'

Política

Vereadores articulam derrubada do veto ao projeto ‘Ar no Busão’ em Campo Grande

Projeto de lei que prevê obrigatoriedade de ar-condicionado em todos os ônibus novos deve retornar à Casa de Leis no segundo semestre

Política

Bancada federal de MS pode ter quatro dos oito deputados candidatos à reeleição

Pollon e Vander Loubet podem tentar uma vaga no Senado Federal em 2026

Mundo

Entidade que financia imprensa pública nos EUA vai encerrar atividades

CPB, que financia mídia pública nos EUA há 60 anos, vai encerrar atividades após cortes federais