Peritos lotam plenário da Alems em votação de projeto que muda estrutura de carreira em MS
O projeto está pautado em primeira discussão na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24)
Mariane Chianezi, Beatriz Magalhães –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Acompanhando votação de projeto do Governo do Estado que muda estrutura na carreira em Mato Grosso do Sul, os peritos lotaram o plenário em sessão desta quinta-feira (24).
O projeto, pautado para ser votado em primeira discussão na Casa de Leis, tem objetivo de reunir na estrutura da carreira perito oficial forense os cargos perito oficial forense e perito papiloscopista.
Ao Midiamax, Daniele Bueno, presidente do Sinpap-MS, explicou o que deverá ser alterado com a lei.
“O papiloscopista realiza perícia oficial de natureza criminal que é aquela perícia que busca fragmentos de digitais que vão identificar os indivíduos que cometeram crimes. Então desde mil novecentos e oitenta e seis a gente faz essa perícia. Só que nós não estávamos incluídos no rol de peritos sociais. Então para o Mato Grosso do Sul era perito oficial, o médico legista, o odontologista e o perito criminal. O papiloscopista, a lei estadual nos reconhecia como perito, mas um capítulo a parte […] Hoje nós teremos o primeiro estado do Brasil a fazer esse reconhecimento. Vai trazer pra dentro da carreira do perito oficial forense, o cargo papiloscopista. Então a partir dessa aprovação terão peritos oficiais do estado do Mato Grosso do Sul, médico legista, o odonto criminal e o principal papiloscopista”.
O projeto
Na justificativa assinada pelo governador Eduardo Riedel, o pedido de união dos cargos se dá porque, de acordo com suas atribuições e com o que determina o art. 159 do Código de Processo Penal, ambos realizam atividade pericial de natureza criminal.
Ainda no texto encaminhado a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Estado pondera julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal), que firmou entendimento de que, se previsto na legislação dos Estados-membros, a perícia criminal pode ser realizada por Peritos Papiloscopistas.
“Com a alteração, promove-se o reajuste na estrutura da carreira, preservando a política remuneratória, a diferença entre os cargos e as competências originalmente previstas para os cargos Perito Oficial Forense e Perito Papiloscopista”, pontua o governador na matéria.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Deputados aprovam quatro projetos do Executivo que beneficiam servidores estaduais; confira
Propostas, que estavam pautadas para primeira discussão, avançaram e seguem para análise das comissões de mérito antes da segunda votação
Em reforma há dois anos, antiga rodoviária pode ganhar campanha para atrair clientes
Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou projeto de lei que cria a campanha “É do comércio da antiga rodoviária, é nosso, é legal!”
Viih Tube revela motivo de internação após parto de Ravi: “À beira da morte”
Após dar à luz Ravi, Viih Tube precisou ser internada às pressas na UTI; agora, a influenciadora revelou o motivo da hospitalização
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.