Começou a tramitar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), projeto de lei para implantação de lavanderias comunitárias em moradias populares do Estado. Segundo a proposta, o objetivo é a “promoção da economia solidária e a autonomia das mulheres”.
“As lavanderias comunitárias deverão ser projetadas de maneira a facilitar a gestão do tempo, promover a autonomia financeira das mulheres residentes. A instalação desses espaços deverá considerar aspectos de acessibilidade, segurança, e adequação ao perfil e necessidades da comunidade local”, detalha o texto, proposto pela deputada estadual Gleice Jane (PT).
O projeto prevê que a unidade seja administrada pelos membros da comunidade, através de uma associação de moradores ou entidade similar, com o objetivo de criar oportunidades de emprego e renda para os residentes, especialmente as mulheres, reinvestir os lucros obtidos na manutenção e melhoria dos próprios espaços e no desenvolvimento da comunidade.
A parlamentar diz, ainda, que a abertura aumentará o tempo disponível para que as pessoas incumbidas de lavar e passar roupas possam ter mais disponibilidade para socializar e viver com dignidade.
Vale destacar que o texto ainda não foi aprovado. A ideia foi apresentada à Casa de Leis no dia 7 de março.