O presidente do Parlasul (Parlamento do Mercosul) e senador por Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD), destacou a importância do acordo Mercosul com a União Europeia. “O acordo é um marco global em momento de tensões protecionistas”, disse nesta segunda-feira (9).
Nelsinho se referiu às tensões “que se intensificaram nos EUA com a possível nova gestão do presidente eleito recentemente”. O discurso foi feito durante reunião com o parlamento europeu em Bruxelas.
Para o senador, o acordo é um “avanço histórico do livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia”. Assim, destacou que marca a conclusão das negociações após 25 anos de diálogo.
Neste sentido, pontuou que o tratado representa a integração de duas regiões que somam PIB (Produto Interno Bruto) de mais de 22 trilhões de dólares e mais de 750 milhões de consumidores. Por isso, ressaltou que “o acordo reforça a importância da cooperação internacional e da abertura comercial, contrapondo a políticas de isolamento”.
Durante a reunião, lembrou que ainda existe um caminho para o acordo. “Um tempo de etapas, burocracias, mas nós não podemos deixar o exercício do diálogo”, reforçou.
Por fim, Nelsinho disse que há divergências nos parlamentos. “Avançamos em mais uma etapa na celebração do acordo de livre comércio com a União Europeia. Teremos ainda um longo caminho. Nos parlamentos residem as divergências”.
O presidente do Parlasul finalizou afirmando que “não podemos deixar de concretizar a importância que esse acordo trará para a cooperação internacional e da abertura comercial, contrapondo-se à política de isolamento”.