Lula pode voltar ao MS para oficializar demarcação de terra indígena no fim do mês
Visita pode acontecer no dia 25 de novembro, em Antônio João
Marcos Morandi, Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retornar ao Mato Grosso do Sul no final de novembro para visitar a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João. A cidade, na fronteira com o Paraguai, foi palco de conflitos. Esta pode ser a terceira viagem do presidente ao Estado.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a agenda em solo sul-mato-grossense está prevista para 25 de novembro. Detalhes da agenda devem ser confirmadas pelo Palácio do Planalto, acionado pela reportagem.
Informações obtidas pela reportagem é de que a visita já foi confirmada em ministérios que terão integrantes na comitiva. Entre os que devem participar da viagem presidencial, está a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
No local onde ocorrerá a visita do presidente, recentemente aconteceu um confronto entre policiais e a comunidade indígena da cidade, motivada pela posse da terra e que resultou na more de um indígena.
A visita de Lula deve oficializar acordo, repassando as terras através do pagamento de indenização aos produtores rurais.
Comissão e acordo
O MPI (Ministério dos Povos Indígenas) lançou o Fórum Territórios Ancestrais em Mato Grosso do Sul em 25 de outubro. Para o evento, o secretário-executivo da Pasta, Eloy Terena, visitou o Estado.
A cerimônia ocorreu na Aldeia Campestre, em Antônio João, área recém-demarcada Terra Indígena Ñande Ru Marangatu. Segundo o MPI, o evento buscou dialogar “sobre o acordo firmado recentemente no STF para devolução da Terra Indígena ao povo Guarani Kaiowá”.
“O encontro é a primeira atividade do Fórum Territórios Ancestrais, que irá a diversos territórios indígenas para dialogar sobre o trabalho do Governo Federal e escutar as demandas dos parentes e parentas”, destacou o Ministério.
Audiência no STF (Supremo Tribunal Federal) fechou acordo para pagamento de R$ 144,8 milhões a proprietários rurais de Antônio João, cidade a 281 quilômetros de Campo Grande. O acordo regularizou a demarcação da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no município.
Visitas de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou Corumbá em 31 de julho para acompanhar as queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O Governo Federal acompanha as ações de intervenção e controle das chamas que devastaram o bioma pantaneiro no Estado.
Na ocasião, Lula chegou a se reunir com indígenas de MS e teria prometido reunião com a comunidade.
Lula também passou anteriormente por Campo Grande para realizar a habilitação de uma indústria frigorífica para exportação para a China. O encontro aconteceu na sede da JBS na Capital em 12 de abril.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Homem é assassinado com cinco tiros na nuca próximo a clube de laço em MS
Autor estaria em um Corolla, de cor preta
Mato Grosso do Sul terá segunda-feira com tempo quente e chance de chuvas
Previsão indica chuva com trovoadas isoladas ao longo do dia
Homem é agredido com paulada e tijolada na cabeça após bebedeira com amigos
Vítima foi socorrida por uma equipe do Samu
Polícia encontra carcaça de cachorro mutilado e 3 cães abandonados em meio às fezes em Campo Grande
Cachorros estavam sem água e comida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.