Pular para o conteúdo
Política

Justiça Eleitoral confirma informação falsa e veta propaganda de Beto Pereira

Adriane Lopes (PP) terá direito de resposta de um minuto durante a propaganda eleitoral do tucano para falar sobre o andamento das obras da Lagoa Itatiaia
Thalya Godoy -
Beto Pereira (PSDB).(Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

A Justiça Eleitoral confirmou que o candidato à prefeitura de , Beto Pereira (PSDB), veiculou informação falsa em propaganda eleitoral e mandou que o político retire definitivamente de circulação o conteúdo sobre as obras na Lagoa Itatiaia. O Juiz da 44ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Marcelo Andrade Campos Silva, em decisão na tarde desta terça-feira (24), ainda concedeu direito de resposta de um minuto à prefeita Adriane Lopes (PP). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O tucano divulgou em propaganda das eleições de 2024 que as obras estavam paralisadas, mas a coligação Sem Medo de Fazer o Certo formada pelo PP/Avante e PRD entrou com ação de direito de resposta alegando que as informações eram falsas e que a execução estava avançada. 

“Debalde a argumentação do representado, há prova documental nos autos de que a obra da Lago Itatiaia não se encontra paralisada, e que fora concluído percentual em muito superior aquele indicado na propaganda impugnada. Veja-se que a própria matéria jornalística acostada pelo representado indica que a obra fora paralisada, mas posteriormente retomada, o que confirma a falsidade da informação, bem como seu prévio conhecimento por este”, apontou o juiz. 

Também ficou determinado que a resposta deverá ser veiculada, obrigatoriamente, pelo mesmo número de vezes, e nos mesmos meios que fora veiculada a notícia falsa durante a propaganda de Beto Pereira, no prazo máximo de dois dias a contar da publicação da decisão. O descumprimento da decisão está sujeito a multa de R$ 2 mil por veiculação. 

“Resta claro, por consequência, que a informação veiculada pelo REPRESENTADO é falsa, tanto no tocante à paralisação da obra (que está em andamento), quanto no percentual dela executado (muito superior ao por ele invocado). Assim sendo, é de se confirmar a liminar no tocante à proibição da veiculação da propaganda, dado a sua falsidade, bem como a multa por eventual incumprimento fixada na inicial”, afirmou o magistrado. 

O Midiamax solicitou uma nota sobre o assunto ao candidato Beto Pereira e aguarda resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Direito de resposta

Anteriormente, o juiz havia concedido parcialmente o pedido da coligação da prefeita e determinado a retirada do conteúdo do ar, mas sem o direito de resposta para que Adriane Lopes esclarecesse sobre o andamento da obra. 

A decisão do dia 19 de setembro acolheu pedido de reconsideração feito pelo PSDB. A defesa tucana apontou “inviabilidade da concessão do direito de resposta antes do exercício do contraditório”.

Contudo, o juiz eleitoral Marcelo Campos Silva manteve a retirada de veiculação da propaganda e multas em caso de incumprimento da liminar.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Aberta licitação para pavimentação de acesso a hospital de Dourados

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Neymar testa positivo para covid-19 e é afastado pelo Santos

Últimas Notícias

Esportes

Memphis marca 1º gol da vitória da Holanda sobre a Finlândia nas Eliminatórias da Europa

Holanda e Finlândia compõem o Grupo H, que conta ainda com Polônia, Lituânia e Malta

Brasil

Barroso: ‘Constituição brasileira permite que tudo possa chegar à Suprema Corte’

Presidente do STF reforçou que numa democracia há espaço para todas ideologias políticas

Cotidiano

VÍDEO: Onça volta a rondar casa e assusta moradores de Corumbá

Bairro da Cidade Branca convive há meses com felino atacando cachorros e galinhas

Emprego e Concurso

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Vagas são para Campo Grande e outras 17 cidades