Pular para o conteúdo
Política

Janela partidária encerra nesta sexta-feira e 16 vereadores de Campo Grande mudaram de partido

Mais da metade dos parlamentares da Câmara da Capital mudaram de sigla
Anna Gomes -
(Nathália Alcântara-Midiamax)

Encerra nesta sexta-feira (5), o prazo da janela partidária e pelo menos 16 dos 29 vereadores da Câmara de já mudaram de sigla durante o período que iniciou no dia 7 de março.

A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro. De modo geral, é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Em Campo Grande, mais da metade dos parlamentares trocou de sigla mesmo antes do prazo determinado para trocas de partido terminar.

O PSD foi a sigla que mais teve mudanças. Com a janela, das oito cadeiras que o partido ocupava na Casa, agora, restam apenas duas. Beto Avelar, Delei Pinheiro, Professor Riverton, Valdir Gomes e Tiago Vargas saíram do PSD e migraram para a sigla da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o PP. O Partido Progressista ainda conta com João Rocha, que deixou a secretaria de governo e voltou para a Câmara com a intenção de disputar as eleições de 2024.

No PSD, continua Otávio Trad e agora conta com Gilmar da Cruz, que deixou o Republicanos. A sigla também tinha a cadeira do vereador Silvio Pitu, que vai deixar o PSD para se filiar ao PSDB.

A queda de braço na Casa de Leis segue acirrada entre PP e PSDB. O vereador Victor Rocha deixou o Progressista e migrou para a sigla tucana. Os parlamentares que já eram do PSDB, Claudinho Serra e Professor Juari, seguem no partido. Serra foi preso nesta semana durante a terceira fase da Operação Tromper. Se o parlamentar faltar mais 9 sessões, ele pode perder o mandato.

Zé da Farmácia, que era do Podemos, agora faz parte do time do PSDB. O vereador Papy, ex-presidente estadual do Solidariedade, deixou o partido e se filiou à sigla tucana. Willian Maksoud, ‘ex-PTB’ também se filiou ao PSDB.

Na última semana, Dr. Sandro Benites, que ficou sem partido devido à fusão do patriota com o PTB, também se filiou ao PP. Marcos Tabosa, que era do PDT, até cogitou ir para o PSB, mas se filiou ao PP. Sendo assim, o Progressista conta com 8 cadeiras e o PSDB tem 7.

O MDB também contou com reforço de mais uma cadeira. O vereador Coringa, que era presidente municipal do PSD, migrou para o partido emedebista. Dr. Loester e Dr. Jamal continuam na sigla.

Parlamentares do Podemos, Ronilço Guerreiro e Clodoilson Pires, alegam que não pretendem deixar o partido. O PSB, sigla do presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, continua com uma cadeira na Câmara.

Os vereadores do PT, Ayrton Araújo e Luiza Ribeiro, não devem deixar a sigla. O União Brasil tem apenas uma cadeira na Câmara. O vereador Alírio Villasanti disse que, apesar de comentar estar em negociação com o PSDB, não deve deixar o partido.

O vereador professor André Luís teve sua pré-candidatura à prefeitura da Capital lançada pelo Rede Sustentabilidade, mas decidiu mudar de partido e se filiou ao PRD, sigla que surgiu após a fusão do Patriota com o PTB.

O vereador Edu , que era do Patriota e ficou sem partido devido à fusão, se filiou ao Avante no último dia 3 de abril. Betinho, do Republicanos, também não pretende deixar a sigla.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira