Pular para o conteúdo
Política

Janela partidária encerra nesta sexta-feira e 16 vereadores de Campo Grande mudaram de partido

Mais da metade dos parlamentares da Câmara da Capital mudaram de sigla
Anna Gomes -
(Nathália Alcântara-Midiamax)

Encerra nesta sexta-feira (5), o prazo da janela partidária e pelo menos 16 dos 29 vereadores da Câmara de já mudaram de sigla durante o período que iniciou no dia 7 de março.

A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro. De modo geral, é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Em Campo Grande, mais da metade dos parlamentares trocou de sigla mesmo antes do prazo determinado para trocas de partido terminar.

O PSD foi a sigla que mais teve mudanças. Com a janela, das oito cadeiras que o partido ocupava na Casa, agora, restam apenas duas. Beto Avelar, Delei Pinheiro, Professor Riverton, Valdir Gomes e Tiago Vargas saíram do PSD e migraram para a sigla da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o PP. O Partido Progressista ainda conta com João Rocha, que deixou a secretaria de governo e voltou para a Câmara com a intenção de disputar as eleições de 2024.

No PSD, continua Otávio Trad e agora conta com Gilmar da Cruz, que deixou o Republicanos. A sigla também tinha a cadeira do vereador Silvio Pitu, que vai deixar o PSD para se filiar ao PSDB.

A queda de braço na Casa de Leis segue acirrada entre PP e PSDB. O vereador Victor Rocha deixou o Progressista e migrou para a sigla tucana. Os parlamentares que já eram do PSDB, Claudinho Serra e Professor Juari, seguem no partido. Serra foi preso nesta semana durante a terceira fase da Operação Tromper. Se o parlamentar faltar mais 9 sessões, ele pode perder o mandato.

Zé da Farmácia, que era do Podemos, agora faz parte do time do PSDB. O vereador Papy, ex-presidente estadual do Solidariedade, deixou o partido e se filiou à sigla tucana. Willian Maksoud, ‘ex-PTB’ também se filiou ao PSDB.

Na última semana, Dr. Sandro Benites, que ficou sem partido devido à fusão do patriota com o PTB, também se filiou ao PP. Marcos Tabosa, que era do PDT, até cogitou ir para o PSB, mas se filiou ao PP. Sendo assim, o Progressista conta com 8 cadeiras e o PSDB tem 7.

O MDB também contou com reforço de mais uma cadeira. O vereador Coringa, que era presidente municipal do PSD, migrou para o partido emedebista. Dr. Loester e Dr. Jamal continuam na sigla.

Parlamentares do Podemos, Ronilço Guerreiro e Clodoilson Pires, alegam que não pretendem deixar o partido. O PSB, sigla do presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, continua com uma cadeira na Câmara.

Os vereadores do PT, Ayrton Araújo e Luiza Ribeiro, não devem deixar a sigla. O União tem apenas uma cadeira na Câmara. O vereador Alírio Villasanti disse que, apesar de comentar estar em negociação com o PSDB, não deve deixar o partido.

O vereador professor André Luís teve sua pré-candidatura à prefeitura da Capital lançada pelo Rede Sustentabilidade, mas decidiu mudar de partido e se filiou ao PRD, sigla que surgiu após a fusão do Patriota com o PTB.

O vereador Edu Miranda, que era do Patriota e ficou sem partido devido à fusão, se filiou ao Avante no último dia 3 de abril. Betinho, do Republicanos, também não pretende deixar a sigla.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Internos da penitenciária de Dourados são flagrados jogando drogas pela janela

Interdições

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Ao vivo, Cesar Tralli se emociona ao falar de irmã com deficiência: ‘Dignidade’

Com salários de até R$ 4,6 mil, Paranaíba abre processo seletivo com 33 vagas em diversas áreas

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Toma vermífugo? Especialista de MS alerta para riscos do consumo sem indicação

Últimas Notícias

Famosos

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Intérprete de Viktor Krum, Stanislav Yanevski precisou de uma cirurgia de emergência e compartilhou detalhes da situação nas redes sociais

Polícia

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

As adolescentes, de 16 anos, pediram ajuda ao motorista para deter o homem

Política

Protesto contra impunidade na fronteira com MS lembra três anos da morte de ex-prefeito

Seguidores do político cobraram ação da polícia paraguaia

Brasil

IR 2025: como fica declaração de pessoa falecida?

Prazo para entrega da declaração termina no dia 30 de maio