Pular para o conteúdo
Política

Janela partidária encerra nesta sexta-feira e 16 vereadores de Campo Grande mudaram de partido

Mais da metade dos parlamentares da Câmara da Capital mudaram de sigla
Anna Gomes -
(Nathália Alcântara-Midiamax)

Encerra nesta sexta-feira (5), o prazo da janela partidária e pelo menos 16 dos 29 vereadores da Câmara de já mudaram de sigla durante o período que iniciou no dia 7 de março.

A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro. De modo geral, é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Em Campo Grande, mais da metade dos parlamentares trocou de sigla mesmo antes do prazo determinado para trocas de partido terminar.

O PSD foi a sigla que mais teve mudanças. Com a janela, das oito cadeiras que o partido ocupava na Casa, agora, restam apenas duas. Beto Avelar, Delei Pinheiro, Professor Riverton, Valdir Gomes e Tiago Vargas saíram do PSD e migraram para a sigla da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o PP. O Partido Progressista ainda conta com João Rocha, que deixou a secretaria de governo e voltou para a Câmara com a intenção de disputar as eleições de 2024.

No PSD, continua Otávio Trad e agora conta com Gilmar da Cruz, que deixou o Republicanos. A sigla também tinha a cadeira do vereador Silvio Pitu, que vai deixar o PSD para se filiar ao PSDB.

A queda de braço na Casa de Leis segue acirrada entre PP e PSDB. O vereador Victor Rocha deixou o Progressista e migrou para a sigla tucana. Os parlamentares que já eram do PSDB, Claudinho Serra e Professor Juari, seguem no partido. Serra foi preso nesta semana durante a terceira fase da Operação Tromper. Se o parlamentar faltar mais 9 sessões, ele pode perder o mandato.

Zé da Farmácia, que era do Podemos, agora faz parte do time do PSDB. O vereador Papy, ex-presidente estadual do Solidariedade, deixou o partido e se filiou à sigla tucana. Willian Maksoud, ‘ex-PTB’ também se filiou ao PSDB.

Na última semana, Dr. Sandro Benites, que ficou sem partido devido à fusão do patriota com o PTB, também se filiou ao PP. Marcos Tabosa, que era do PDT, até cogitou ir para o PSB, mas se filiou ao PP. Sendo assim, o Progressista conta com 8 cadeiras e o PSDB tem 7.

O MDB também contou com reforço de mais uma cadeira. O vereador Coringa, que era presidente municipal do PSD, migrou para o partido emedebista. Dr. Loester e Dr. Jamal continuam na sigla.

Parlamentares do Podemos, Ronilço Guerreiro e Clodoilson Pires, alegam que não pretendem deixar o partido. O PSB, sigla do presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, continua com uma cadeira na Câmara.

Os vereadores do PT, Ayrton Araújo e Luiza Ribeiro, não devem deixar a sigla. O União Brasil tem apenas uma cadeira na Câmara. O vereador Alírio Villasanti disse que, apesar de comentar estar em negociação com o PSDB, não deve deixar o partido.

O vereador professor André Luís teve sua pré-candidatura à prefeitura da Capital lançada pelo Rede Sustentabilidade, mas decidiu mudar de partido e se filiou ao PRD, sigla que surgiu após a fusão do Patriota com o PTB.

O vereador Edu , que era do Patriota e ficou sem partido devido à fusão, se filiou ao Avante no último dia 3 de abril. Betinho, do Republicanos, também não pretende deixar a sigla.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dourados

Prefeitura de Dourados emite alerta de golpe com uso de brasão do município

Defesa de Lucas de Lima fala em ‘perseguição’ do PDT ao rejeitar volta ao partido

Mato Grosso do Sul deve ganhar 665 novos reservatórios de água para atender famílias assentadas e quilombolas

avião

Monomotor faz pouso de emergência na BR-101 de Santa Catarina

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Estudantes de Mato Grosso do Sul vão representar o país na maior feira de ciência do mundo 

Últimas Notícias

Cotidiano

Mora de aluguel? Declarar essa despesa à Receita Federal é obrigatório; saiba como fazer

Aluguel é rendimento tributável por parte do locador e uma despesa por parte do inquilino

Polícia

VÍDEO: Após colisão, BMW vai parar em canteiro nos altos da Avenida Afonso Pena

Após bater e perder o controle, um veículo modelo BMW foi parar no canteiro da Avenida Afonso Pena, próximo à Vila Morena, espaço de eventos de Campo Grande. O acidente acontece no final da manhã deste sábado (5), e envolveu, aparentemente, dois veículos de luxo. Vídeo gravado por testemunhas, e divulgados em uma página de … Continued

Polícia

VÍDEO: Homem se pendura em poste para furtar fios de energia

Flagra foi registrado no bairro Guanandi II

Política

TJ-MS derruba decisão que rejeitava ação contra ex-prefeito e 11 ex-vereadores de Lada´rio

A apelação pede indenização de R$ 1 milhão; a ação popular tocada por advogado questionou verba indenizatória ofertada aos parlamentares